> > > Casa P&B

Casa P&B

Casa P&B
Os arquitetos da Léo Shehtman Arquitetura e Design se inspiraram na filosofia de "menos é mais" do ícone Mies van der Rohe Foto/Imagem:Alain Brugier

Projeto racional

Uma casa completa, prática e com uma arquitetura limpa. Essas foram as características buscadas pelos arquitetos do escritório Léo Shehtman Arquitetura e Design para projetar a Casa P&B, localizada em São Paulo.

“Para desenvolver os ambientes nos inspiramos na frase do arquiteto Mies van der Rohe, que diz “menos é mais” (do inglês "less is more"). Esse arquiteto é conhecido por usar o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores e a aparência exterior de suas obras”, explica Nathalia Bassani, da equipe de arquitetos do escritório.

Fachada marcante

Por meio de ambientes fluidos com grandes vãos e de nichos vazados em aço na cor preta, o arquiteto busca integrar e iluminar todos os espaços da Casa P&B com o auxílio de luz natural, por exemplo, utilizando o rasgo vertical na fachada, que clareia o living monocromático por meio de um facho de luz. O cobogó também propicia iluminação e ventilação natural.

“Além da pintura, as fachadas receberam um pergolado e uma grande porta de marcenaria com laca preta. Usamos também formas geométricas claras, monocromia e materiais sofisticados, como a impactante caixa de mármore Calacata”, conta Bassani.

Esse tipo de mármore é bastante explorado no projeto da Casa P&B e contrasta com os materiais mais frios, como o metal de cor preta dos nichos. A parede não estrutural foi retirada e ampliada e a parte dos fundos teve o contrapiso alterado.

Layout de interiores

Logo no hall de entrada é possível observar a caixa de mármore Calacata, que interliga o espaço com o living e a cozinha em uma única composição. A escolha enfatiza o objetivo do arquiteto em destacar o racionalismo, as formas geométricas claras, a monocromia e os materiais sofisticados.

Para dar um toque natural no projeto de interiores da casa P&B foram utilizadas peças de cerâmica brasileira, que compõem a produção do espaço. Seguindo o mesmo conceito, o cimento queimado do piso e da parede também ajudam a harmonizar os ambientes, conjugando todos os espaços.

“O ambiente abrigava diversos pilares em suas partes centrais, e solucionamos a questão enquadrando-os com nichos vazados de metal, pois nossa ideia era integrar os cômodos e não vedá-los. Todos os espaços são fluidos e integrados. A ideia era que tudo conversasse entre si e os acessos fossem facilitados pelo layout”, relata a arquiteta.

Projeto de paisagismo

O projeto de paisagismo privilegiou as vegetações mais secas, seguindo a proposta de brasilidade. A parte interna da casa P&B se comunica à externa por meio de três grandes portas pivotantes construídas em aço e vidro, que levam a um ambiente externo calmo e propício para o descanso. Além disso, uma grande árvore foi mantida intacta. “Para esse espaço, projetamos no jardim um espelho d’agua, feito com um ecossistema inteligente, com filtragem biológica autolimpante, para que não haja desperdiço de água”, comenta.

Projeto de Iluminação

O living monocromático recebe iluminação e ventilação natural graças às grandes portas pivotantes da sala e ao cobogó da cozinha. Uma grande sanca ilumina toda a área do quarto e banho. Luminárias ganharam destaque singular no projeto da casa P&B, como o pendente na sala de jantar. “A iluminação foi bem explorada para valorizar cada detalhe da arquitetura”, completa Bassani.

Madeira em evidência

As poucas cores utilizadas deixam os materiais em destaque. A madeira dos painéis foi escolhida para contrastar e aquecer o ambiente. “Com tons compostos por branco e cinza, o mármore Calacata se encaixa perfeitamente na ideia principal do projeto. A cozinha, por exemplo, se destaca pela composição de ambos os materiais unidos pela sofisticação”, finaliza.


Produtos utilizados nesta obra

Avant Garde

Eliane

Escritório

Léo Shehtman Arquitetura e Design2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 250
Área construída: 215

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo