> > > Duplex 312

Duplex 312

Duplex 312
Pé-direito alto, decoração despojada e estrutura metálica aparente definem o caráter industrial do Duplex 312, misto de restaurante e bar em Porto Alegre Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Pub gaúcho tem alma industrial

Logo na entrada, encontra-se um desses elementos marcantes que, interligado à passarela, permite se observar os ambientes sob diferentes ângulos Ligia Piccini

Pé-direito alto, decoração despojada e estrutura metálica aparente fazem do Duplex 312, pub localizado no bairro de Moinhos de Vento, em Porto Alegre, um projeto arquitetônico com caráter essencialmente industrial. Não por acaso, esse foi o principal objetivo do escritório Kali Arquitetura durante a reforma do estabelecimento que, após a troca de seus sócios, precisava de uma nova identidade.

Para definir o conceito de gastropub – local que reúne as funções de restaurante e bar –, o partido arquitetônico cria um ambiente que atende aos requisitos desses dois tipos de estabelecimento, com sofisticação e modernidade.

Ligia Piccini, arquiteta do escritório responsável pelo projeto, conta que a equipe pesquisou diversos tipos de pubs e encontrou, na Alemanha, as referências necessárias para seguir o estilo industrial com detalhes de um ambiente requintado. “Elaboramos a concepção geral da obra usando um pouco de tudo que vimos. Assim, escolhemos a estrutura metálica como solução a ser usada em diferentes formas e contextos”, explica.

Projeto

O projeto do Duplex 312 parte de um pedido do cliente: a criação de um pequeno palco para shows. Destacado por telas sobrepostas, ele foi estruturado de modo a respeitar a posição de um mezanino preexistente, além do bar e da cozinha. Para oferecer maior fluidez à circulação, trocou-se as escadas metálicas de lugar. “Logo na entrada, encontra-se um desses elementos marcantes que, interligado à passarela, permite se observar os ambientes sob diferentes ângulos”, conta Piccini.

O diferencial do projeto, para ela, é a possibilidade de se criar ambientações diversificadas dentro de um mesmo espaço, aberto e amplo, graças à diferença de estilos das mesas – fabricadas por uma empresa local – e das cadeiras e sofás.

Materiais

A fachada externa não recebeu alterações porque faz parte de um edifício com outros ocupantes, mas as paredes internas tiveram especial atenção no projeto. Um exemplo é o muro mais extenso do perímetro, que foi revestido com um tipo de porcelanato que reproduz o visual e a textura de tijolos de demolição. “A solução dialoga com a madeira do piso e cria uma sensação de atratividade e estímulo”, revela a arquiteta.

Duplex 312 - Pub gaúcho tem alma industrial
Instalações aparentes reforçam o caráter industrial Foto: Marcelo Donadussi

A entrada, em contrapartida, é revestida por cortinas prateadas que combinam com a elegância das poltronas e assentos do primeiro piso, e escondem instalações de serviço como as portas do depósito e as instalações de ar condicionado.

Para atestar o caráter fabril do Duplex 312, o metal marca presença em outros elementos do projeto, além de passarelas e escadas, como o balcão do bar, o volume do caixa, o mobiliário, o painel de fundo e a instalação elétrica aparente. “É o material que configura a atmosfera industrial do projeto, reforçada por objetos de decoração como os tonéis não tratados onde colocamos as plantas”, enfatiza Piccini.

Os quadros finalizam a composição e levam uma carga pessoal ao pub, porque houve a preocupação, durante sua escolha, de se unir o convencional ao inusitado e de se harmonizar as cores dos ambientes, posicionando-os de acordo com seus temas. A arquiteta conta, afinal, que todas as obras são de artistas da região, e retratam a paisagem de Porto Alegre.


Escritório

Kali Arquitetura10 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015

Tipo de obra:
Bares
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo