> > > Casa 7x37

Casa 7x37

Casa 7x37
Em plena metrópole e a 1 km da residência fixa dos proprietários, uma casa de final de semana é erguida com foco na qualidade de vida, no lazer e na tranquilidade Foto/Imagem:Rafaela Netto

Lazer guia construção

Embora estivessem resolvidos a construir um imóvel voltado ao lazer, os proprietários da casa de final de semana 7x37 queriam a todo custo evitar ter de passar horas na estrada para chegar ao campo ou à praia. Foi com esse pensamento que eles decidiram construir uma morada ali mesmo na cidade onde moram, a gigantesca São Paulo – e o fato mais curioso é que a casa fica a menos de 1 km de distância do apartamento do casal.

Construída em um amplo terreno, com 259 metros quadrados, a residência ficou com 185 metros quadrados de área útil – ou 214 metros quadrados se consideradas as varandas. “Eles nos pediram uma construção não muito grande, com espaços flexíveis, churrasqueira, piscina mediana e duas suítes", explicam as arquitetas e autoras do projeto Clara Reynaldo e Cecilia Reichstul, do escritório CR2 Arquitetura.

Flexibilidade e integração

Para atender à flexibilidade requisitada, a cozinha vira sala e vice-versa. O tamanho da piscina foi estudado para dividir espaço com uma área gramada. E as suítes foram planejadas para atender ao uso dos clientes e seus familiares, que frequentemente visitam cidade. A Casa de Final de Semana 7x37 também teria de se adaptar à moradia permanente de uma família, caso os donos atuais decidissem vendê-la.

Outro ponto valorizado é a integração dos espaços fechados com o jardim, que faz a residência parecer maior do que realmente é. Exemplo disso são os quartos localizados no andar superior. Todos estão voltados para varandas com pergolado de madeira e ora têm vista para o jardim interno, ora para as árvores da arborizada rua.

Cecilia Reichstul descreve o jardim como um elemento articulador dos espaços da casa. “Desde o início ele representava muito para casal, era o diferencial entre este imóvel e a atual morada”.

Casa 7x37 - Lazer guia construção
Flexível, o layout da cozinha permite que ela vire sala e vice-versa Foto: Rafaela Netto

Painel inspira projeto

Na área externa, no jardim e na piscina, o painel do artista Athos Bulcão na parede inspira e serve de ponto de partida para o projeto. A obra é uma homenagem à arquitetura modernista brasileira e à cliente, natural da cidade de Brasília, onde cresceu vendo o trabalho do artista. “A proprietária teve participação intensiva na paginação das peças que compõem o painel. Isso foi possível a partir da autorização da Fundação Athos Bulcão, que apenas orientou que evitássemos círculos fechados ou repetições visíveis durante a composição", contam as arquitetas.

Os ambientes internos e externos da Casa de Final de Semana 7x37 são conectados e rodeados por um extenso deck de madeira que se inicia na calçada e termina no fundo do terreno. Espaços de lazer do térreo, sala de TV e cozinha/estar estão voltados para o painel. Multiuso, o estar e a cozinha são integrados e têm em comum uma grande bancada ao longo da parede lateral, na qual estão instalados pias, fogão, churrasqueira, geladeira e armários.

Construção racional

No terreno de 7 x 37 m, existia uma antiga escola de natação que ocupava 100% da área. As arquitetas e os proprietários tomaram a decisão de demolir e erguer um novo partido, racional, com canteiro de obra otimizado.

“Optamos por um sistema construtivo com estrutura metálica, com vigas e pilares que chegam prontos à obra para serem montados em poucos dias. O uso de lajes secas – painel wall e alvenarias em drywall – também permitiu agilizar a construção, finalizada em apenas oito meses”, declara Clara Reynaldo.

Materiais de fácil manutenção

Todos os acabamentos oferecem facilidade de manutenção e limpeza. A ideia era ter uma residência na qual todos ficassem à vontade, sem a preocupação, por exemplo, de circular molhado pelos espaços após um banho de piscina. No térreo, o revestimento é o granilite; no andar superior, onde ficam os dormitórios, a madeira foi o material escolhido para oferecer conforto e aconchego.

Áreas internas e externas mostram-se integradas visual e espacialmente, por meio de grandes vãos de caixilhos e fechamentos com vidro transparente. O deck de madeira existente ao longo da casa tem a função de indicar o percurso externo. Ele liga desde o acesso principal até a sala de TV localizada no fundo do lote. O uso da pedra portuguesa estende-se da garagem à calçada.


Veja outros projetos de casas de fim de semana:


Casa de Fim de Semana, do escritório spbr Arquitetos
Casa GCP, do escritório Bernardes Arquitetura
Casa de Campo – Rio de Janeiro, do escritório Índio da Costa
Residência em Samambaia, do escritório Rodrigo Simão Arquitetura


Escritório

CR2 Arquitetura12 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 259
Área construída: 185

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo