> > > Casa ACP

Casa ACP

Casa ACP
O escritório Candida Tabet Arquitetura projetou uma residência com áreas interna e externa integradas e, a pedido dos proprietários, de todos os ambientes é possível contemplar a bela paisagem do entorno Foto/Imagem:Fran Parente

Bela vista para o horizonte

Localizada em Porto Feliz (SP), a Casa ACP foi implantada de forma longitudinal no terreno. O projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório Candida Tabet Arquitetura, que buscou criar ambientes interativos – área de lazer, mezanino e sala de jogos – e integrar as áreas interna e externa.

A pedido dos proprietários, os arquitetos projetaram uma residência em que é possível comtemplar o horizonte de todos os cômodos. “O conceito da residência surge para que privilegiasse o lazer e o convívio familiar, além de aproveitar ao máximo a belíssima vista do horizonte. Esses aspectos, junto ao briefing com os proprietários, nortearam a configuração da Casa ACP”, conta a arquiteta Candida Tabet.

Espaços internos e externos integrados

Foto: Fran Parente

Todos os ambientes – tantos os do bloco social quanto do íntimo – estão voltados para a área externa. Os grandes vãos envidraçados se abrem completamente, transformando a área social em uma varanda ligada à piscina e com vista para o campo de golfe. “Interligar os espaços internos aos externos foram princípios que defendemos ao definirmos a planta”, diz a arquiteta.

Os arquitetos valorizaram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da casa.

Vista panorâmica

Os volumes da Casa ACP têm alturas variadas. A do bloco íntimo é standard e a do social é dupla – o que possibilitou a construção de um mezanino sobre a sala de TV, que fica e entre as salas de estar e jantar. Esse mezanino tem vista panorâmica para a paisagem ao redor da casa e é um ótimo local para ler um bom livro.

Materiais e soluções

Toda a estrutura projetada em grandes pórticos, para sustentar a cobertura, foi executada com madeira cumaru, além de vigas expostas que deram origem a um grande pergolado. A madeira que sobrou foi usada para produzir a mesa de jantar e os bancos.

O telhado foi produzido com OSB, EPS e manta Avalon (que não necessita de concreto), que evitam o uso de água e agilizam a construção.

As paredes brancas contrastam com os painéis e colunas de madeira cumaru, proporcionando um design moderno ao projeto.

 

Veja outras residências com belas vistas na Galeria da Arquitetura:

Casa Fazenda Boa Vista, por Fernanda Marques Arquitetos Associados

Casa Plana, por studio mk27

Casa Angular, por Stemmer Rodrigues

Escritório

Candida Tabet Arquitetura12 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2017

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo