> > > Sarau Gastrobar

Sarau Gastrobar

Sarau Gastrobar
O Sarau Gastrobar concentra em um mesmo lugar restaurante, bar e balada. Responsável pelo projeto, o Basiches Arquitetos Associados conseguiu setorizar e equilibrar bem os ambientes Foto/Imagem:Ricardo Bassetti

Três programas em um

Mix de bar, restaurante e balada, o Sarau Gastrobar teve seu projeto arquitetônico assinado pelo escritório Basiches Arquitetos Associados. Localizado no bairro Jardim Paulista, em São Paulo, o empreendimento de três andares tem um design contemporâneo e uma linguagem urbana e, de certo modo, industrial, resultado da utilização das tubulações e instalações aparentes.

Organização em simetria

Como a casa abriga três diferentes tipos de ambientes e níveis, o desafio dos arquitetos era conseguir setorizar e organizar esses usos. O restaurante e lounges estão locados no térreo. No mezanino, encontra-se uma área livre para balada. E, por fim, a cobertura conta com um espaço diferenciado e vista da região. Todos os espaços possuem bares independentes.

A entrada principal do Sarau Gastrobar está situada na rua de maior movimento e é demarcada por um patamar elevado e degraus iluminados. No acesso ao bar do primeiro andar, o escritório criou um eixo de circulação sob o mezanino que é demarcado por um forro rebaixado em chapa metálica pintada na cor preta, onde ficam as máquinas de ar-condicionado. “O mezanino encontra-se no centro do salão criando dois grandes vazios com pé-direito duplo, um de cada lado”, explica o arquiteto Ronaldo Shinohara.

Sarau Gastrobar - Três programas em um
O design de interiores encontra-se setorizado e organizado com os diferentes usos de ambientes, mantendo a integração Foto: Ricardo Bassetti

De um lado, encontra-se o bar linear que recebe luz natural através de uma cobertura de vidro. Em sua parede, prateleiras e cachepôs – vaso decorativo feito de diferentes tipos de materiais – estão dispostos aletoriamente, criando um fundo diferenciado para o ambiente.

No outro lado está o lounge criado a partir do desenho circular do mobiliário, que dá espaço a lugares versáteis e descontraídos. O fechamento lateral deste ambiente se dá por caixilhos verticais na parte superior do pé-direito duplo, que também proporcionam entrada de luz natural.

No mezanino, no andar superior do Sarau Gastrobar, é possível aproveitar os espaços do bar e ao mesmo tempo estar conectado com os lounges do térreo e com a vista externa.

Na cobertura, os arquitetos criaram uma arquibancada de três níveis em madeira para que os frequentadores possam se sentar e contemplar a bela vista do entorno. O piso foi revestido em grama sintética e o bar linear atua como pano de fundo. “Os ambientes possuem uma linguagem contemporânea, com paredes revestidas de cores neutras, como cinza e preto”, relata Shinohara.

Fachada com volumes marcantes

Elementos contrastantes compõem a volumetria da fachada do Sarau Gastrobar. Um volume baixo curvo na cor preta possui fechamento em estrutura metálica e fechamentos em placas cimentícias. A cobertura conta com revestimento natural que imita tijolo e um plano envidraçado entre dois volumes marcantes em alvenaria, com acabamento em revestimento cimentício e massa texturizada.

Ambientes equilibrados

Espaços setorizados e ao mesmo tempo integrados entre si são o grande destaque deste projeto. “Creio que conseguimos um ótimo resultado apenas com a utilização de materiais simples e trabalhando nas aberturas e fechamentos do projeto, que possui uma volumetria diferenciada e espaços internos valorizados pela entrada de luz natural e integração com o entorno”, conclui o arquiteto José Ricardo Basiches.

Na Galeria da Arquitetura, veja outros projetos de bares e restaurantes:

Toro Gastrobar, do Studio Arthur Casas

Bumbu restaurante, do escritório F:Poles Arquitetos Associados

Restaurante Atrapallada, do Zooco Estudio

Escritório

Basiches Arquitetos Associados11 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 390
Área construída: 580

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo