,
> > > Arquibancadas

REFERÊNCIAS /

Arquibancadas

Destinadas à acomodação de torcidas em eventos esportivos e do público em megashows, as arquibancadas devem ser bem projetadas, de modo a favorecer o conforto e a segurança dos presentes.

O posicionamento delas em estádios e ginásios também deve ser estratégico, pois todos os frequentadores desejam o mesmo: ter uma boa visão do espetáculo. Confira fotos no nosso acervo!

O material mais comum para a confecção das arquibancadas é o concreto pré-moldado; os degraus são formados graças às unidades que se encaixam. Esse material pode ser pré-tensionado, o que confere leveza e menor espessura.

O projeto arquitetônico deve levar em consideração todos os tipos de situações que podem, de alguma forma, prejudicar a visualização da torcida. As estruturas devem ser concebidas de modo a evitar obstáculos, como cabeças e colunas. Além disso, elas devem ser configuradas no ângulo de, no máximo, 34° de inclinação, para evitar a sensação de vertigem.

Para que os torcedores tenham uma melhor vista do espetáculo, é indicado que as arquibancadas fiquem mais próximas do campo – o que é comum em muitos estádios europeus, por exemplo. Esse conceito foi implantado nas arenas brasileiras construídas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, e adotado na reforma do Palestra Itália, que passou a se chamar Allianz Parque – estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Esse conceito começa a reverberar nos bastidores esportivos, e outros grandes estádios brasileiros estão apresentando projetos para se adequar às novas arenas. O Cícero Pompeu de Toledo, famoso Estádio do Morumbi, é um deles, pois a casa do São Paulo Futebol Clube já foi fortemente criticada pelos torcedores devido à distância entre as arquibancadas e o campo.

Criatividade

Dependendo da região do país e época do ano, o calor pode ser visto como outro obstáculo a ser contornado nos estádios, interferindo na montagem das estruturas. Na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), o calor é tanto que os arquitetos resolveram inovar na distribuição das arquibancadas. Fugindo do layout tradicional, elas foram construídas em quatro módulos que proporcionam esquinas livres, o que favorece a ventilação.

Precaução

Como o concreto pré-fabricado se desgasta facilmente com o passar do tempo, é indicado que o produto seja pintado. Pode-se usar, também, cerâmicas e chapas metálicas sobre a superfície que fica em contato com o público, para retardar o desgaste do concreto pré-moldado.

Veja mais projetos de estádios E mais: Referências de Auditórios

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo