> > > Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
O novo projeto arquitetônico do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e a reforma do terminal são de autoria do escritório BACCO Arquitetos, que ampliou e otimizou todos os espaços Foto/Imagem:Ana Mello

Ampliação dos espaços

O escritório de arquitetura BACCO Arquitetos foi o responsável pela reforma do terminal de passageiros e pelo novo projeto arquitetônico do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). “Com o novo projeto, a capacidade do aeroporto passará de 11 milhões para 22 milhões de passageiros ao ano”, conta o arquiteto Milton Ramos.

Os arquitetos buscaram preservar ao máximo a arquitetura original, adaptando-a às necessidades atuais. Ademais, o escritório propôs a criação de áreas comerciais na sala de embarque, tendência em outros aeroportos brasileiros.

O grande desafio da equipe foi manter a qualidade no terminal 1, já que seria impossível implantar uma rampa ou escada rolante igual à existente no prédio inaugurado em 1984.

As janelas de vidro permitem a entrada de luz naturalFoto: Ana Mello

A construção de uma extensa passarela (com 600 metros de comprimento) permitiu que os terminais 1 e 2 fossem integrados ao estacionamento. Assim, os passageiros que saem dos terminais 1 e 2 precisam percorrer 1 km até o estacionamento.

O escritório modificou o antigo pátio de aeronaves criando uma diagonal que otimiza a circulação dos aviões. Essa mudança permite uma futura expansão da área comercial e a implantação de novos terminais.

Iluminação e ventilação

A cobertura de vidro instalada na passarela que atravessa o aeroporto proporcionou ótimo conforto térmico ao espaço. A rua que passa embaixo da passarela, antes bloqueada por canteiros foi liberada para automóveis e pedestres.

O amplo pé-direito permitiu a incidência de luz solar natural. Outra solução diferenciada foi a abertura das janelas no pavimento superior, o que proporcionou ventilação natural, além da instalação de brises, que protegem o ambiente da luz solar direta.

 

Veja outros aeroportos na Galeria da Arquitetura:

Aeroporto Internacional de Carrasco, por Rafael Viñoly Architects

Aeroporto Internacional de Nacala, por Fernandes Arquitetos Associados

Novo Terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos, por Engecorps

Escritório

BACCO Arquitetos7 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 157650

Tipo de obra:
Aeroportos
Tipologia:
Infraestrutura

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo