> > > Aliah Hotel

Aliah Hotel

Aliah Hotel
Da construção seca e limpa à natureza exuberante do entorno, o Aliah Hotel promete ser um local contemplativo, ideal para reavaliar conceitos em prol de um modo de vida mais saudável e equilibrado Foto/Imagem:Hiperstudio + Estúdio Arkis

Homem e natureza mais próximos

Conforto e inovação passam a ser avaliados em segundo plano quando se trata do Aliah Hotel – projeto com conceito ecossustentável, que promete ser um espaço transcendental, onde os visitantes são instigados a reavaliar a postura diante da natureza, em prol de um modo de vida melhor: mais saudável e equilibrado.

A construção, ainda no papel, promete reaproximar o homem do ambiente natural, revela o arquiteto Alexandre Hepner, do Estúdio Arkis. “A sustentabilidade não é apenas uma questão de estratégias e ações pontuais, mas de valores intrínsecos, pois exige a adoção de uma nova postura em relação ao mundo”, enfatiza o profissional.

O projeto desenvolvido pelos escritórios Estúdio Akis e Hiperstudio venceu o concurso “Um Hotel Sustentável para uma Copa Verde”, organizado pela empresa Aliah em parceria com o Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

O objetivo da competição era estimular jovens arquitetos a projetar empreendimentos verdes, como um complexo hoteleiro de alto padrão, que servisse de referência arquitetônica e atendesse a demanda hoteleira da Copa de 2014, na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo.

Interação Arquitetura x Natureza

O conjunto arquitetônico acomoda-se na parte mais elevada do terreno, em um eixo longitudinal ao longo da cumeeira, tendo bela vista panorâmica. Um exemplo disso é a praça-mirante, disposta ao longo do eixo de entrada. Como elemento protagonista e articulador entre o hotel e o centro de convenções, ela representa um convite à contemplação, ao passeio e à meditação.

O sistema construtivo foi pensado para ser uma obra seca e limpa, reduzindo a emissão de resíduos e o impacto no terreno. “Vigas e pilares metálicos são os principais componentes estruturais, tendo como estratégia a modulação comercial de 12 metros que reduz perdas e sobras no canteiro”, explica Ricardo Felipe Gonçalves, um dos autores. Paredes e divisórias serão executadas em gesso acartonado (drywall), elemento que contribui para uma obra rápida e eficiente.


Escritório

Arkiz5 projeto(s)hiperstudio2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Área do terreno: 75.000
Área construída: 6.220

Tipo de obra:
Hotéis
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo