> > > Atrium Faria Lima

Atrium Faria Lima

Atrium Faria Lima
Com mais de 8 mil metros quadrados de vidros revestindo as fachadas, o Atrium Faria Lima reflete o entorno do bairro de Pinheiros e propõe um térreo integrado à calçada e à rua, em uma amigável relação com a cidade Foto/Imagem:Daniel Ducci

Fachadas refletoras

No Atrium reduzimos o foyer e recuamos o primeiro andar. A iniciativa rendeu um térreo amplo, com melhor acesso à rua e à entrada do edifício Luis Felipe Aflalo Herman

O Atrium Faria Lima, um empreendimento de autoria do escritório aflalo/gasperini arquitetos, aposta no moderno conceito aberto e democrático, com térreo integrado à calçada e à rua. Para isso, os arquitetos fugiram do padrão usado em edifícios comerciais. A planta do térreo explora tanto a área interna quanto a rua e as calçadas, totalmente integradas à arquitetura, livres de gradis ou muros. “No Atrium, reduzimos o foyer e recuamos o primeiro andar. A iniciativa rendeu um térreo amplo, com melhor acesso à rua e à entrada do edifício”, explica o arquiteto Luis Felipe Aflalo Herman.

Os 60 metros de altura abrigam 14 pavimentos de escritórios e três mezaninos, somando 25 mil metros quadrados de área construída. Os 13 andares-tipo têm lajes entre 790 e 840 m², além de um pavimento duplo com laje de mil metros quadrados. O pé-direito alto atinge 6,60 metros na cobertura e pode ser observado no térreo e nos subsolos. Comercial, o prédio construído em forma de 'T' faz parte da família de empreendimentos 'Atrium' – Atrium II, III entre outros concentrados no bairro da Vila Olímpia – e exibe uma fachada de vidro, com área de 8 mil metros quadrados.

Eficiência energética e térmica

Os recursos sustentáveis pautam a construção. Luis Felipe Aflalo conta que o reúso de água pluvial para descarga e irrigação, além de válvulas sanitárias com controle reduzido, foram algumas das soluções utilizadas para economia de água. Já o uso de vidros de alto desempenho e controle solar nas fachadas contribuiu para a certificação internacional LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – Certified.

“A transparência do material permite a entrada de luz natural e, consequentemente, a economia de energia e o conforto ambiental. Uma rede de alimentação elétrica dimensionada para contenção de perda de energia e o ar condicionado VRF – Variable Refrigerant Flow – também foram implementados”. Para auxiliar no sombreamento do térreo, há uma marquise metálica engastada nos pilares do edifício e apoiada no muro, revestido com chapas metálicas.

Sustentabilidade

Outras ações tornam o Atrium Faria Lima responsável ecologicamente desde a construção. A implementação de um plano de gerenciamento de resíduos pela construtora, a Libercon, em parceria com a Obra Limpa, empresa especializada nessa área, é uma das soluções. O projeto permitiu a reciclagem de 75% dos resíduos gerados durante a obra. Uma parte dessas sobras, a exemplo dos blocos de concreto, serviu para o enchimento dos pisos.

Pergolado

Atrium Faria Lima - Fachadas refletoras
O pergolado transformou-se em uma área de bem-estar. No entorno, um belo jardim vertical convida à apreciação Foto: Daniel Ducci

O pergolado, solução comum em vários projetos do escritório, transmite vida e bem-estar a todos os frequentadores da área dos fundos do Atrium. Luis Felipe Aflalo explica que a estrutura aparece reeditada, parcialmente vedada com um teto de vidro. “No local funciona também um café com deck construído com resina PET reciclada, mas com aparência de madeira”.

Fachadas envidraçadas

No pergolado funciona também um café com deck construído com resina PET reciclada, mas com aparência de madeira Luis Felipe Aflalo Herman

As quatro frentes dos dois volumes do edifício expõem vidros laminados na cor branca. Trata-se do sistema unitizado formado por recortes e painéis. Cada módulo apresenta três quadros de vidro laminado refletivo azul de variadas espessuras.

Nas fachadas voltadas para a rua os panos de vidro foram projetados com recuos no primeiro, segundo e último andar, além do mezanino. Por causa do pé-direito duplo, a fachada do 14º andar exigiu uma estrutura metálica auxiliar com perfis tubulares para a instalação da caixilharia. As faces norte e sul são formadas por duas caixas de vidro. A maior, a norte, tem moldura e painéis de granito.

A projeção cria terraços nos andares-tipo e venezianas nos banheiros e tem o propósito de promover a ventilação natural. As venezianas seguem o conceito dos perfis unitizados. Como uma maneira de manter a identidade, muda apenas o acabamento de superfície dos perfis de alumínio feito com pintura eletrostática na cor grafite. Esta fachada se prolonga transformando-se em guarda-corpo nos terraços. Lá, é possível usufruir de um sistema de fechamento retrátil.

Conheça mais edificações do escritório aflalo/gasperini arquitetos: Ventura Corporate Towers, FL4300, Odebrecht São Paulo, Morumbi Corporate


Produtos utilizados nesta obra

Piso Elevado - Braston

Braston

Escritório

Aflalo/Gasperini Arquitetos37 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 3.000
Área construída: 25.000

Tipo de obra:
Edifícios comerciais
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo