,
> > > FL 4300

FL 4300

FL 4300
Com usos, fachadas e alturas diferentes, os edifícios FL Corporate, FL Residence e FL Office têm em comum a forte identidade visual contemporânea e o grande vazio semipúblico que estimula a convivência Foto/Imagem:Ana Mello

Torres irmãs

Volumes prismáticos e cartesianos cortados por diagonais. Essas são as características mais marcantes do conjunto de três torres implantadas em formato de ‘U’, em um terreno de 13 mil metros quadrados, com usos residencial e comercial. No empreendimento com mais de 30 mil metros quadrados construídos, desenvolvido pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos, o design se impõe desde as fachadas que espelham o promissor bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, dando a ideia de um conjunto único.

Além do uso misto, o FL 4300 propõe em sua arquitetura um grande vazio no térreo, com 1.280 metros quadrados totalmente arborizados. O espaço fica entre os três volumes e nada mais é do que uma praça semipública projetada para ser cuidada pelo condomínio, mas usada pela população, servindo de circulação aos pedestres.

Praça arborizada

Aberta e sem grades, a praça central integra os edifícios, cruza a área semipública e ainda acomoda no espaço térreo da torre residencial um restaurante aberto ao público, além de toda a área comercial do complexo. “Com a criação dessa área acessível 24 horas, estimulamos o vai e vem de pessoas, proporcionamos mais segurança às ruas e, consequentemente, o renascimento da vida nas cidades”, reflete Luiz Felipe Aflalo Herman.

FL 4300 - Torres irmãs
Arborizada, a praça oferece livre acesso à população Foto: Ana Mello

Como o térreo residencial é todo voltado ao uso público, a área de lazer acabou sendo projetada na cobertura do prédio de escritórios. O acesso é viabilizado por uma passarela, cuja conexão entre os edifícios acontece no 11º andar.

O vazio central nasce a partir do recuo de 25 metros do edifício corporativo, evitando o efeito escalonado de uma torre em cadeia e o chanfro da fachada. Esses dois fatores promoveram a abertura visual do térreo a partir da avenida. O espaço verde se funde visualmente ao edifício em frente do complexo e ainda oferece momentos de descontração para quem mora, trabalha ou apenas passa por ali eventualmente.

Programas distintos

As três torres possuem plantas e alturas totalmente diferentes. O FL Corporate, corporativo com 15 pavimentos e pé-direito de 4,14 metros, é o mais emblemático. No meio das duas edificações, a forma angulada é facilmente identificada na região, tendo acesso pela Avenida Faria Lima. No interior prevalecem lajes entre 860 m² e 1.075 m².

Com a criação dessa área acessível 24 horas, estimulamos o vai e vem de pessoas, proporcionamos mais segurança às ruas e, consequentemente, o renascimento da vida nas cidades Luiz Felipe Aflalo Herman

O prédio dos conjuntos comerciais compactos, dispostos no centro do complexo, tem altura de 12 andares e medidas que variam entre 58 m² a 94 m². Já a última torre, paralela à corporativa, tem 17 andares e acomoda os apartamentos residenciais, com layout de 35 m² e 64 m² e diversos serviços. Ambos têm pé-direito de 3,42 metros.

Embora os prédios apresentem alturas distintas, há o escalonamento entre o edifício corporativo e o de escritórios, no décimo andar. Felipe explica que nesse ponto específico ambos possuem a mesma altura. “As construções possibilitam o acesso também pelas ruas Elvira Ferraz e Chilon”.

Sustentabilidade e design

Cada edifício apresenta materiais diferentes. No FL Corporate, prevalece o sistema de fachada unitizada com módulos de vidro, granito e brises. Os caixilhos foram produzidos com perfis de alumínio e fechamento com vidro laminado de controle solar na cor azul. A especificação do modelo com proteção solar de 36%, coeficiente de sombreamento de 0,41 e transmissão luminosa de 35% atende aos diferenciais técnicos da obra e aos padrões estéticos requeridos. Além de protagonizar o design da fachada, os vidros garantem a eficiência energética e a segurança.

A existência de brises promove o sombreamento na face com grande insolação. Os terraços do FL Residence e FL Office possuem guarda-corpos compostos por gradis com perfis tubulares de alumínio e vidros encaixilhados. O projeto sustentável e de alto padrão possui certificação LEED Gold, com planejamento eficiente de energia, automação e reúso de água.

Veja mais projetos com vidro: Agência Premium Nova Faria Lima, Arena Cochabamba, Credicitrus.

Praça das Artes, Centro Paula Souza, Jardim Edite, Rochaverá e Conjunto Habitacional Heliópolis também privilegiam a praça para convívio público.

Escritório

aflalo/gasperini arquitetos27 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 7200
Área construída: 40008

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo