> > > Casa + Estúdio

Casa + Estúdio

Casa + Estúdio
Um lugar para relaxar e trabalhar. Foi assim que o escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados se baseou para compor a Casa + Estúdio, na qual o nome reflete o conceito do projeto Foto/Imagem:Pedro Kok

Um terreno, dois projetos

Os termos “morar” e “trabalhar” se unem no espaço criado pelo escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados para suprir as necessidades de um cliente que buscava a praticidade nesta aproximação, sem deixar de lado a interdependência das funções. A Casa + Estúdio possui duas necessidades distintas que mediam e criam uma relação harmoniosa e prática entre ambos os conceitos.

Simplicidade construtiva

“Buscamos uma resposta pragmática e funcional, que atendesse o morador tanto em relação ao programa quanto ao custo de construção”, disse o arquiteto Danilo Terra sobre a concepção que o guiou para o desenvolvimento do projeto. Diante disso, as fachadas foram feitas de blocos de concreto e caixilharias, para que a obra não saísse tão cara e seguisse a linha de simplicidade conduzida pelo escritório.

O autor mencionou que, além da questão econômica, uma das dificuldades enfrentadas para a construção da obra foi com o terreno de 400 metros quadrados. Com acentuado declive, o lote exigiu uma resposta eficaz quanto ao aproveitamento máximo, para que o projeto tomasse forma.

Conceito estabelecido

Para resguardar a autonomia dos setores, os acessos foram separados e a casa foi implantada na parte mais alta e frontal do conjunto. Já o estúdio na porção posterior aproveita o declive natural do terreno e ainda propicia o pé-direito necessário à atividade.

A relação estabelecida entre o morar e o trabalhar se estabelece fielmente, tanto que os dois programas se encontram em uma área de vista privilegiada, no mesmo nível da casa, mantendo união total, mas sem misturar as atividades desenvolvidas em cada setor.

Diferenciais técnicos

Danilo Terra explica que, para garantir melhor satisfação aos ambientes, o conforto térmico é favorecido pelos pés-direitos altos e pelas telhas sanduíche termoacústicas, o que anulou prováveis problemas quanto à acústica.

O projeto possui um sistema de captação de águas pluviais que propicia a sustentabilidade. Um sistema complexo de elétrica, automatizado, serve ao estúdio fotográfico com alta demanda energética.

Layout em conjunto

O programa da Casa + Estúdio estabelece um edifício para o qual não houve denominação nem reforma. Por conta das inúmeras maneiras de viver em uma metrópole, esta foi uma das escolhas que os arquitetos responsáveis conseguiram unir para compor a idealização de morar + trabalhar.

O escritório de ofício, no qual se pode aferir, estudar, pesquisar, propor e aperfeiçoar, é ao mesmo tempo o lugar de descanso, privacidade e sossego.

Escritório

Terra e Tuma6 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 400
Área construída: 266

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo