> > > Escritórios residenciais

REFERÊNCIAS /

Escritórios residenciais

Os escritórios residenciais, conhecidos como home offices, adaptam-se a casas e apartamentos de pessoas que trabalham por conta própria, ou seja, têm a rotina de trabalho em seu próprio lar. Também são bons ambientes de estudo e leitura.

Para projetar um home office, é preciso definir quais atividades serão realizadas no espaço; por exemplo, se a função exige o atendimento de clientes no local ou não. Acompanhe nosso álbum com muitas ideias de projetos de escritórios residenciais!

Buscando maior qualidade de vida, muitos profissionais optam por trabalhar em casa, especialmente donos do próprio negócio ou freelancers. Escritórios residenciais também são importantes no programa de casas e apartamentos como espaços de leitura, estudo e atividades que exigem concentração. É ideal que o ambiente fique próximo da entrada ou em um anexo, para que a intimidade dos moradores possa ser preservada.

Basicamente, um escritório residencial precisa ter um mobiliário ergonômico, cadeiras, armários, gavetas, prateleiras ou nichos para a organização dos materiais de trabalho, fundamental nesse tipo de ambiente. O número de assentos e a disposição da bancada devem ser definidos de acordo com o uso do espaço, e se o profissional recebe clientes em casa ou não.

Decoração e iluminação

Se o ambiente contar com uma janela, a bancada por ser disposta de modo a oferecer ao morador visão da área externa, detalhe que, além de ser fonte de inspiração, pode ajudar a estimular a produtividade. A decoração desses espaços é livre, porém, como geralmente são áreas menores, um estilo minimalista – com poucas interferências visuais – se encaixa melhor.

Simples, a iluminação nesses ambientes deve focar o espaço em que a pessoa passa a maior parte do dia. Luminárias pendentes ou de mesa são boas opções para trazer luz às bancadas e ao espaço do computador, por exemplo.

Espaço deve ser agradável e tranquilo

Bem-vindas em qualquer parte da casa, as plantas não podem faltar nos escritórios residenciais. Posicionar alguns vasinhos nas superfícies traz a natureza e o frescor para dentro do ambiente.

Outra ideia para aproveitar o espaço é instalar uma poltrona para momentos de relaxamento, e até uma bicama. Esse item pode servir como sofá no dia a dia, além de ser muito útil caso os moradores recebam alguma visita.

Veja também referências de escritórios corporativos

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo