> > > Móveis Gottems

Móveis Gottems

Móveis Gottems
Localizada em Mato Leitão (RS), a loja de Móveis Gottems possui uma fachada discreta, iluminação pontual, ambientes integrados e muita presença da madeira e do concreto aparente Foto/Imagem:Artur Junqueira Pretto

Showroom convidativo

Assinada pelo escritório Tartan Arquitetura e Urbanismo, a loja de Móveis Gottems – situada em Mato Leitão (RS) – traz uma proposta que reforça a essência familiar da corporação. O projeto previu a ampliação da loja com ambientes integrados e que destacam o showroom de peças da marca.

O principal desafio para o time de arquitetos foi materializar os pilares da Gottems – missão, visão e valores – em um edifício com 1.150 m² de área construída.

Com base na ideia de um programa fluido, o escritório criou um showroom de mobiliário minimalista que se destaca no interior do projeto e está organizado no térreo e mezaninos. Além disso, o pé-direito duplo integra visualmente os dois planos.

Ainda nos interiores, foram concebidas ambientações com tipologias variadas para enaltecer cada mobília. Além disso, o layout é livre e propicio para novas tendências.

O térreo e os mezaninos destacam as peças da marca Foto: Renan Constantin 

Implantada em um extenso terreno, a loja foi projetada com sistema de pré-moldados para ser finalizada o mais rápido possível. “A obra precisava ser ágil, limpa e eficiente. Com isso, desde a fundação – passando por pilares, vigas e lajes até o fechamento lateral – o sistema pré-moldado foi o método mais explorado”, explicam os arquitetos.

Ademais, o concreto aparente, a madeira e o aço foram materiais bastante explorados, tanto no exterior como no interior do projeto. Para a cobertura, optou-se pela estrutura metálica com os fechamentos em telhas sanduíches. Ambos os elementos estão aparentes e com pintura na cor preta.

Marcando a área externa, a principal matéria-prima dos itens da marca ganhou uma ampla escultura: um diamante amadeirado lapidado, enfatizando a importância do elemento no acesso ao projeto.

O conceito para este projeto foi o estilo industrial com toques sofisticados. Os detalhes que motivaram o design foram: tubulações elétricas aparentes, trilhos e spots fixos nas estruturas metálicas, tubos de queda do sistema hidráulico e sistema de climatização exposto.

Para conferir leveza ao ambiente interno, o acesso ao mezanino é feito através de uma escada metálica. Já as peças e mostruários que merecem destaque são expostos em um mezanino de vidro, visível logo na entrada do showroom.

Confira outros projetos de lojas de móveis na Galeria da Arquitetura:

Loja Fernando Jaeger – Moema, do Superlimão Studio

Decameron, do Studio MK27


Escritório

Tartan Arquitetura e Urbanismo15 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Conclusão da obra: 2019
Área construída: 1.150

Tipo de obra:
Showroom
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo