> > > Wooden House

Wooden House

Wooden House
A Wooden House, projetada pelo escritório esloveno Studio PikaPlus Architecture, foi feita com madeira para proporcionar conforto aos usuários e se integrar à floresta que fica ao redor Foto/Imagem:MIHA BRATINA

Em conexão com a natureza

A Wooden House, projeto arquitetônico do escritório de arquitetura esloveno Studio PikaPlus Architecture, foi construída em 2015. No ano seguinte, foi considerada a melhor construção de madeira da Eslovênia. A residência tem 82 m² de área construída, com espaços internos e externos integrados.

Os proprietários deram algumas poucas informações ao escritório sobre como eles queriam a casa e deixaram os profissionais livres para criar. O resultado é uma casa de madeira que tanto os arquitetos quanto os clientes amam.

“Nosso desafio era criar uma casa que fosse confortável e totalmente aceita pelo meio ambiente, e acho que com a simplicidade das formas e o espaço pequeno, porém bem projetado, nós conseguimos”, comentam as arquitetas Jana Hladnik Tratnik e Tina Lipovž.

Conforto em meio à floresta

A casa foi idealizada para uma jovem família eslovena que mora na Itália e queria ter uma casa de veraneio em seu país. A ideia era que ela fosse construída próxima à cidade-natal dos proprietários e cercada pela natureza.

O posicionamento da casa recebeu atenção especial, pois ela fica próxima a uma grande floresta. Assim, tentou-se interferir o mínimo possível na paisagem.

O foco dos arquitetos era utilizar o pouco espaço disponível para proporcionar bem-estar aos usuários. Para isso, usaram a madeira para integrar a casa à paisagem arborizada do entorno. Nos ambientes internos, foi utilizada uma madeira macia protegida por uma casca durável.

A residência foi desenvolvida para ser um abrigo resistente a condições climáticas bruscas Foto: MIHA BRATINA

Design simples

Todos os cômodos, com exceção do banheiro, ficam de frente para a fachada de vidro, conectados com a área externa. No piso térreo estão a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e um banheiro com sauna.

A casa é resistente a condições climáticas bruscas. Em contrapartida, os ambientes internos dão a sensação de se estar ao ar livre.

A simplicidade do projeto pode ser vista na fachada lateral oblíqua.

 

Veja, na Galeria da Arquitetura, outros projetos de casa de campo:

MA House, por Cadaval & Solà-Morales

Casa Campos, por Arkitito

 


Escritório

Studio PikaPlus Architecture1 projeto(s)

Local: LI, Eslovênia
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 82

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo