> > > MA House

MA House

MA House
Rodeada por dois montes, a MA House foi projetada para ter contato direto com a natureza. Quem assina o projeto é o escritório americano Cadaval & Solà-Morales Foto/Imagem:Sandra Pereznieto

Entre montanhas e pedras

A MA House está localizada nos arredores de Tepoztlán, uma pequena e pitoresca aldeia a cerca de 60 km da Cidade do México, região conhecida por seus dias ensolarados durante todo o ano e natureza exuberante. Usando esse diferencial a favor, o escritório americano Cadaval & Solà-Morales criou uma casa totalmente integrada ao entorno, com grandes aberturas e esquadrias de vidro.

Quando os proprietários convidaram os arquitetos Eduardo Cadaval e Clara Solà-Morales para desenvolver o projeto arquitetônico, deixaram explícita a vontade de usar pedra como o principal material de construção. “Essa escolha não foi somente por razões estéticas, mas também por ser um material natural da região e por sua baixa manutenção e custo”, contam os sócios.

Contato com a natureza

O desafio de criar algo amplo e confortável utilizando um material tão duro como a pedra se tornou o diferencial do projeto e fez da MA House uma escultura a céu aberto.

A residência é envolvida por duas grandes montanhas nos dois lados do terreno, e somente dois vizinhos na direção oposta. E para que os moradores tivessem toda a natureza a seu dispor, as áreas sociais foram abertas para os montes e as laterais foram vedadas para garantir privacidade.

O pátio central é marcado por um belo pé-direito duplo Foto: Sandra Pereznieto

Além disso, um pátio central e aberto age como uma fenda que define o acesso da casa. “Normalmente, esses pátios são construídos através de um espaço central em torno do qual ocorrem todas as relações e circulações, porém, neste projeto, desenvolvemos todas as circulações no perímetro exterior”, explicam os arquitetos.

Programa

O programa da casa foi organizado a partir de uma série de áreas com usos diversos que indicam o limite externo, um quadrado geométrico.

A definição dos ambientes é dada por uma sequência de espaços abertos e fechados. Os exteriores – pátios cortados – cruzam diagonalmente o volume e rompem com a rigidez do desempenho perimetral.

A MA House foi desenhada como a adição de três pavilhões unificados por um telhado único, gerando mais dois pátios cobertos. “O telhado é contínuo e repousa sobre as paredes de pedra estruturais, que são o principal ativo da casa”, comentam Cadaval e Morales.

A textura desse material áspero e imponente reforça as visões e o poder da natureza sobre o volume.

Escritório

Cadaval & Solà-Morales1 projeto(s)

Local: TE, México
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 300

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo