> > > Casa JY

Casa JY

Casa JY
A Casa JY, projetada pelo Studio Arthur Casas, se destaca por amplas aberturas e grandes balanços. Seu programa foi criado para atender às necessidades de uma família que desejava um lar aconchegante em meio à natureza Foto/Imagem:Fernando Guerra

Sossego e requinte no campo

Inserida em um extenso terreno de 4.992 m² na Fazenda Boa Vista – condomínio de luxo localizado no município de Porto Feliz, interior de São Paulo –, a Casa JY, de autoria do Studio Arthur Casas, foi construída para uma família com dois filhos que desejava uma residência de veraneio para passar férias aconchegantes, cercada pela natureza.

O projeto arquitetônico foi desenhado com amplas aberturas para criar diversas relações dos moradores com o entorno, e com grandes balanços e vãos para formar uma volumetria refinada em meio ao campo. Mas foi a cobertura inclinada que deu o toque final. “A inclinação do teto traz um pouco do céu para dentro da casa”, comenta o arquiteto Arthur Casas.

Programa em volumes

O lote onde a Casa JY foi implantada tem largura maior do que a profundidade. Esse fator auxiliou para que a estrutura fosse encaixada de forma minuciosa e abriu, por todos os ambientes internos, múltiplas vistas para o entorno e para o extenso campo de golfe.

Aproveitando toda extensão e atendendo fielmente às necessidades dos moradores num programa de 1.127 m², o layout foi dividido em dois volumes principais.

Para dividir os espaços, foi encaixado um longo móvel de folhas de madeira freijó entre o jantar e a cozinha Foto: Fernando Guerra

O térreo recebeu tanto espaços sociais como privativos. A área social abre-se totalmente para o campo de golfe à frente. Já as suítes de hóspedes ficaram voltadas para a rua, para maior privacidade.

Para dividir os espaços, foi encaixado um longo móvel de folhas de madeira freijó entre o jantar e a cozinha, gerando usos para ambos os lados e criando um corredor de acesso que liga a entrada principal da residência à extremidade da sala de jantar. “Tem ainda uma cozinha gourmet, um terraço coberto e uma grande piscina. Por ser uma casa de fim de semana, também tem todas as dependências para a família do caseiro”, complementa o arquiteto.

No pavimento superior está o setor íntimo da casa com as três suítes dos moradores, uma academia e uma sala de jogos – ambas com acessos independentes. O destaque nesse andar está para a suíte máster, que dispõe de uma antessala própria e pode ser usada como escritório e/ou sala íntima.

A inclinação do teto traz um pouco do céu para dentro da casa Arthur Casas

Estrutura esbelta

Um dos desafios enfrentados foi a execução dos grandes balanços e vãos para criar uma estrutura esbelta e que interferisse minimante na paisagem. A partir disso, optou-se por usar os espaços entre um andar e outro para criar vigas invertidas e dar vida à Casa JY.

Durante as reuniões com o arquiteto, os moradores pediram que a estrutura se diferenciasse das construções vizinhas. Assim o revestimento da fachada é em alumínio cinza chumbo, que permite pouca manutenção e lhe confere destaque. O piso monolítico também foi escolhido por sua praticidade e beleza.

Sustentabilidade

A residência também atende a quesitos sustentáveis, como aquecimento solar de água, teto verde, deck de madeira plástica e circulação cruzada de ar – diminuindo a necessidade de ar-condicionado e minimizando os impactos ao meio ambiente.

Por fim, o projeto de iluminação buscou ser o mais puro e linear possível, trabalhando principalmente com a luz indireta, enquanto o paisagismo incorporou a vegetação existente do condomínio.

Veja mais projetos com balanços na Galeria da Arquitetura:

Residência L5QF, por Gabriel Bampa Arquitetura

Casa Neblina, por FGMF Arquitetos

Casa LB, por Jobim Carlevaro Arquitetos


Escritório

Studio Arthur Casas34 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 4.992
Área construída: 1.127

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo