> > > Casa da Figueira

Casa da Figueira

Casa da Figueira
O destaque da Casa da Figueira – de autoria do escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura – é a escultural árvore que dá nome ao projeto – plantada ao lado da residência Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Em sintonia com a natureza

Com 726 m² de área construída, a Casa da Figueira foi projetada pelo escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura em Porto Alegre (RS). No terreno plano, uma escultural figueira é refletida nas águas do canal navegável, daí a origem do nome.

A ampla fachada de concreto aparente e madeira serve de proteção contra o vento minuano – corrente de ar comum na região Sul. E o espaço totalmente aberto no fundo da residência integra-se à natureza e proporciona uma bela vista para o canal.

Programa

Abaixo do nível do terreno, há uma edícula Foto: Marcelo Donadussi

A edícula instalada meio lance abaixo do terreno foi pensada para ser uma área de lazer e um local para admirar a casa principal.

O nível acima do terreno – ainda no pavimento inferior – abriga a área social. O extenso volume de vidros permite o contato com a ampla vegetação da área externa e o canal navegável, ambos atrativos do projeto.

No pavimento superior ficam os dormitórios. Eles são compostos de caixilhos de vidro que os ligam pela parte de fora, e o piso de madeira estende-se pelo terraço.

Solução eficiente

Como solução, no térreo e no primeiro andar da residência foram instaladas claraboias móveis motorizadas que cumprem a função de iluminar o local e promover a substituição do ar quente pelo ar frio no verão. Além disso, os arquitetos investiram na iluminação natural e na ventilação cruzada, gerando economia de energia elétrica com climatização e iluminação.

Sintonia de contrastes

A fachada principal mistura a rigidez da madeira ipê e do concreto aparente. Ademais, uma grande rocha parece sustentar a casa, conferindo personalidade ao design.

 

Veja outras residências com vista para a natureza na Galeria da Arquitetura:

Casa Grelha, por FGMF Arquitetos

Casa JJ, por Obra Arquitetos

Residência RLW, por Jacobsen Arquitetura

Escritório

Stemmer Rodrigues7 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 1540
Área construída: 726

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo