> > > Empório Goiano

Empório Goiano

Empório Goiano
Florianópolis ganha novo restaurante, com decoração inspirada nas cidades do interior de Goiás Foto/Imagem:Acioni Cassaniga

Tons amadeirados

Localizada em Florianópolis (SC), a primeira loja do Empório Goiano teve projeto arquitetônico assinado pelo escritório Sarah Penido Arquitetura. A proposta do projeto era conceber um espaço elegante, mas que trouxesse a rusticidade característica do interior de Goiás.

Na entrada do restaurante, que tem 110m² de área construída, foram colocados grandes painéis com fotos de locais representativos de Goiás Velho, ajudando a transpor as pessoas para a cidade de Cora Colina (1889-1985), poetisa e contista brasileira.

“O Empório Goiano se diferencia dos demais não apenas pelos produtos que serve ao público, mas também pelo projeto arquitetônico e decoração. Todos os detalhes atraem”, comenta a arquiteta Sarah Penido.

Decoração do interior

A principal característica do restaurante é a paleta de cores, que traz tons amadeirados e texturas combinados às peças em cobre, entre as quais estão os utensílios de cozinha pendurados nas paredes, como relógios, luminárias e chaleiras.

A arquiteta explica que houve a sobreposição da madeira com a fórmica, além da utilização nas paredes de um revestimento que imita tijolos. “Tivemos um pouco de dificuldade para encontrar peças em tons de cobre, mas, com a ajuda de parceiros do escritório, acabamos conseguindo”, completa Penido.

Materiais culturais

Em cada canto do empreendimento catarinense é possível perceber a influência do Estado goiano. Sobre a bancada de madeira ficam dispostas panelas de ferro, que servem os tradicionais caldos. Já no balcão da cafeteria estão os tradicionais empadões goianos, bolos de fubá e canela, broa de milho, curau, biscoito de queijo, entre outros quitutes típicos.

Um dos destaques do projeto é o terminal instalado sobre a pia, que foi revestido em vidro e possui fita de LED. Neste terminal ficam organizadas as taças e as chaleiras, que dão mais charme à decoração.

Design por todos os lados

No segundo pavimento do Empório Goiano há um mezanino, que pode ser utilizado para encontros e confraternizações comerciais. Ele possui seis mesas com cadeiras e bancos, de forma a obter um melhor aproveitamento do espaço. As paredes de vidro dão acesso para a pequena exposição particular de fotos, transmitindo a sensação de olhar por uma janela. Jogos americanos em chita e vasos com plantas da espécie suculenta foram colocados sobre as mesas, para dar mais vida ao ambiente.

“Trabalhar com projetos comerciais requer uma série de pesquisas e planejamento, ainda mais por se tratar do desenvolvimento do layout de lojas de uma franquia. Temos de ter o cuidado de escolher os materiais que serão utilizados de acordo com a identidade e a temática propostas, bem como definir as emoções que o ambiente deve passar”, conclui Sarah Penido.


Escritório

Sarah Penido Arquitetura1 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 110

Tipo de obra:
Empórios
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo