> > > Escritório Sandra Moura Arquitetura

Escritório Sandra Moura Arquitetura

Escritório Sandra Moura Arquitetura
A fundadora Sandra Moura ousa ao recorrer à beleza do muxarabi na principal face de seu escritório Foto/Imagem:Cácio Murilo

Fachada imponente

A arquiteta Sandra Moura teve a oportunidade de realizar o projeto arquitetônico de seu próprio local de trabalho. O escritório Sandra Moura Arquitetura está localizado no coração do bairro Manaíra, em João Pessoa (PB), em uma de suas principais avenidas, a Monteiro da Franca.

O primeiro desafio foi implantar a edificação em um terreno de esquina, de modo a aproveitar da melhor forma o espaço. Devido à medida de 12 x 30 m da área, Moura explica que houve algumas limitações técnicas no momento da construção. “O artifício utilizado foi investir no pé-direito alto, com 4 metros. Ele garante uma maravilhosa sensação de conforto ao ambiente, que tem três pavimentos”, ressalta.

Inspiração turca

Foi em uma visita a Istambul, na Turquia, que surgiu a inspiração para compor a exuberante fachada do escritório Sandra Moura Arquitetura. A arquiteta conta que foi lá que aprendeu mais sobre a origem dos azulejos portugueses, dos arabescos e dos muxarabis.

“O muxarabi é um elemento árabe que se destinava a proteger as mulheres dos olhares masculinos, e foi introduzido aqui no Brasil justamente pelos portugueses, mas com um novo conceito de brises-soleis, que protegem as fachadas da insolação”, explica ela.

O destaque do edifício é a colocação desses elementos na entrada leste. Para criar esse belo efeito na fachada do escritório, quatro trabalhadores locais fizeram as 148 peças em círculos que se entrelaçam, formando um efeito único. Para fugir da obviedade do branco, todo o mobiliário ficou em um mesmo tom, o nude. O piso é claro, o que dá ainda mais leveza ao ambiente.

Layout dos pavimentos

Escritório Sandra Moura Arquitetura - Fachada imponente
Do solarium é possível avistar toda a beleza de João Pessoa Foto: Caio Murilo

No térreo, foram criados dois espaços comerciais voltados para a avenida Monteiro da Franca, com pé-direito duplo. No hall de entrada, é possível ter uma bela visão da escada de estrutura metálica, que mede 14 metros, com degraus em madeira.

No primeiro andar do escritório Sandra Moura Arquitetura, fica uma área destinada à administração e a sala de produção dos arquitetos. Ali, não falta criatividade: no lugar de móveis para guardar documentos, foram colocadas caixas coloridas de frutas e verduras usadas em feiras livres. Cadeiras do arquiteto Charles Eams, um grande nome do design mundial, dividem espaço em harmonia com outras de couro.

As cadeiras Egg, de Arne Jacobsen, em tom laranja, chamam a atenção no segundo andar. Nessa área ficam também a recepção, a copa, o banheiro e dois espaços de maior destaque, a sala de reunião e a sala da arquiteta. “Na sala de reunião, uma grande mesa divide espaço com uma estante, com iluminação com fitas de LED, que dão um efeito que ‘descola’ o móvel da parede’”, aponta a arquiteta.

No terceiro andar fica o solarium, com área gourmet e espaço externo com peitoril de vidro e três bancos emoldurando os pés de jabuticabeiras, plantadas pela própria arquiteta. As caixas de som ficam escondidas dentro de pedras. "Neste pavimento, a escala ficou bem humana, destacando-se das demais edificações do entorno. Você se sente bem, vendo toda a beleza de João Pessoa, de forma muito agradável. Ver o entardecer da cidade daqui é incrível", expõe Moura.

Escritório sustentável

O interior do escritório Sandra Moura Arquitetura é todo revestido por vidros. As cortinas funcionam como painéis solares, evitando a entrada do calor do sol no ambiente. Também é possível recolher as portas envidraçadas até 100%, dando a possibilidade de resguardar o uso do ar-condicionado, utilizando um sistema europeu de vidros que proporcionam mais transparência.

A arquiteta adotou um método moderno de automação, no qual tudo pode ser controlado pelo sistema Creston. Por meio de um computador, o proprietário pode dar diversos comandos, de travar portas até controlar o sistema de ar-condicionado e de luzes. “Minha ideia foi criar um escritório que tenha a cara do futuro. Não adianta a gente criar em cima de um conceito considerado moderno se daqui a pouco tempo ele já estiver ultrapassado. Temos que ir além", conclui Sandra Moura.

Escritório

Sandra Moura Arquitetura4 projeto(s)

Local: PB, Brasil

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo