> > > Casa da Montanha

Casa da Montanha

Casa da Montanha
A Casa da Montanha foi desenvolvida pelo escritório Sabella Arquitetura, que buscou projetar ambientes voltados à bela vista da Serra da Mantiqueira (MG) Foto/Imagem:Maíra Acayaba

Paisagem emoldurada

Os arquitetos do escritório Sabella Arquitetura foram convidados para projetar a Casa da Montanha, que leva esse nome por estar inserida no topo de uma montanha na Serra da Mantiqueira (MG). A pedido dos moradores, a residência recebeu elementos rústicos que remetem às características da região.

“A premissa foi construir a casa ao redor de um pátio – que deu origem à área de lazer dos moradores –, conectando as áreas sociais e íntima com a belíssima paisagem da região”, conta o arquiteto Frederico Sabella.

Layout

A residência foi dividida em dois blocos: social, composto por sala de estar, jantar e cozinha; e íntimo, que conta ao todo com seis suítes. No projeto, os arquitetos exploraram a integração dos espaços e voltaram a área social e as suítes para a paisagem horizontal.

Área de lazer

A área de lazer é delimitada pelas pedras do próprio terreno, o que modernizou o projeto e deu uma sensação agradável de isolamento.

O pergolado protege da luz solar direta e moderniza a área de lazer da casa Foto: Maíra Acayaba

O pergolado protege o ambiente da luz solar direta e é um espaço ideal para os momentos de lazer e descanso da família. A piscina com borda infinita é uma moldura para a belíssima paisagem mineira. Um tronco de uma araucária combalida transformou-se em um extenso banco.

Materiais

Devido ao clima frio, a solução foi utilizar materiais atérmicos como o tijolo, que foi colocado no piso da área externa. A madeira, que pode ser vista no fechamento dos ambientes e nas estruturas da casa, foi reaproveitada de uma antiga tulha de café e os pisos dos dormitórios são de demolição.

O design de interiores possui a mesma aparência rústica que os arquitetos projetaram para a construção. Na sala de estar e jantar e nas suítes foram utilizadas peças de madeira e couro, enquanto o mármore e o metal predominam na cozinha.

“A casa foi posicionada ao Norte da região mineira, a fim de receber luz solar direta e inibir os ventos gélidos do Sul”, diz o arquiteto. Na Casa da Montanha, os arquitetos exploraram ventilação cruzada e a iluminação natural entre os ambientes, mantendo o conforto térmico no interior da residência.

A residência é térrea e conta com circulações livres e ambientes com dimensões suficientes para acessibilidade.

Veja na Galeria da Arquitetura outros projetos de casas na montanha:

Residência RLW, por Jacobsen Arquitetura

Residência LD, por Anastasia Arquitetos

Casa da Montanha II, por David Guerra Arquitetura e Interiores

Escritório

Sabella Arquitetura1 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 550
Área construída: 417

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo