> > > RT Lofts

RT Lofts

RT Lofts
Projetados pelo escritório PSF Arquitetura, dois imóveis residenciais dividem um mesmo lote em Florianópolis (SC) e, embora compactos, exibem personalidade, estilo e qualidade Foto/Imagem:Nicolas Zadek

Dois lofts, muito estilo

Duas casas compactas, tipo loft, formam este projeto batizado de RT Lofts. Elas foram idealizadas pelo PSF Arquitetura, que buscou apresentar soluções arquitetônicas com identidade, qualidade plástica e estética, apesar de serem imóveis para investimento.

As propriedades estão situadas em Florianópolis (SC) e, de acordo com o arquiteto Ricardo Fonseca, contam com os mesmos programas e soluções de layout similares, considerando que ambas as casas têm o mesmo tamanho.

“O que as diferencia é a implantação no lote: enquanto uma fica voltada para a rua de acesso com seu jardim no recuo fechado pelos cobogós de concreto, a outra fica ladeada, aproveitando a área do afastamento como jardim desta. Um único acesso da rua, através de portão, é o caminho para se chegar às casas”, explica Fonseca.

O que as diferencia é a implantação no lote: enquanto uma fica voltada para a rua de acesso com seu jardim no recuo fechado pelos cobogós de concreto, a outra fica ladeada, aproveitando a área do afastamento como jardim desta Ricardo Fonseca

Uma das premissas do projeto arquitetônico era entregar uma arquitetura autoral, com qualidade e com espaços de alto valor experimental. O arquiteto preocupou-se em obter uma boa ocupação dos lotes, liberando confortáveis áreas verdes de convívio e contemplação e mantendo a privacidade nas duas residências.

A justaposição de caixas de concreto configura as varandas e possibilita amplas aberturas, reforçando a importância da relação casa-natureza, principalmente porque os lofts estão próximos tanto da montanha quanto da praia e precisavam ter seus visuais livres.

Programa enxuto e funcional

Com amplo pé-direito, a sala fica no pavimento térreo e está integrada com a cozinha. Ambas se comunicam com o exterior através de portas de correr, permitindo a entrada de abundante luz e ventilação. Um banheiro confortável completa o serviço.

O dormitório fica no mezanino, aberto para a sala e conectado com a generosa varanda, de onde é possível contemplar todas as vistas.

Concepção minimalista

Tanto a arquitetura quanto o projeto de interiores seguem uma concepção minimalista e visam criar experiências aos usuários. Na decoração, destaque para obras de arte e peças de design.

“Elementos de concreto na sua essência são priorizados: lajes, escadas, vigas e colunas trazem as marcas do processo construtivos e reforçam o caráter minimalista da proposta”, expõe o arquiteto responsável.

No paisagismo, sobressaem as espécies frutíferas preexistentes no terreno e outras composições tropicais, que trazem harmonia aos espaços e sensação de bem-estar aos moradores.

Veja outros conjuntos residenciais na Galeria da Arquitetura:

Residencial N4, por PJV Arquitetura

Edifício Aruá, por FGMF Arquitetos

Edifício Manga / Vila Santa Thereza, por Laurent Troost Architectures


Escritório

PSF Arquitetura7 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Conclusão da obra: 2021
Área construída: 164

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo