> > >

< >

Ninho de ideias


Quando decidiu estabelecer sua nova sede no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, a Udacity (plataforma online de cursos no ramo da tecnologia) chamou o escritório Provecto para desenvolver o projeto arquitetônico do espaço.

Com vasta experiência em ambientes corporativos, os projetistas tinham como premissa criar um espaço que estimulasse a criatividade e acompanhasse a modernidade do serviço oferecido pela empresa.

“O cliente queria um espaço onde seus colaboradores pudessem usar toda a sua criatividade em prol da empresa. Por ser uma empresa de tecnologia do ensino via web, precisava também da flexibilidade para encontros, eventos e confraternizações”, comenta Elisa Baião, diretora de projetos da Provecto.

Espaços multiúsos

Para entrar nos 350 m² que o escritório ocupa, os visitantes e colaboradores passam por uma porta celeiro de madeira que já o diferencia dos outros espaços corporativos do prédio.

A partir daí o ambiente nasce de forma fluída e sem muitas divisões claras de espaço. “Nossa proposta era aliar os espaços colaborativos e de reuniões informais com áreas que possam facilmente se transformar em espaços para eventos”, comenta Renata Blane, arquiteta Provecto.

O centro do escritório, por exemplo, abriga um espaço que pode ser um auditório se as cadeiras ficarem enfileiradas, ou sala de reunião caso optem por descer uma mesa com sistema de elevação presa no teto. Ainda é possível abrir uma porta de rolar e integrar essa área à copa para momentos de eventos e confraternização.

Mesa com sistema de elevação (Foto: Evelyn Muller) 

A área do staff, por sua vez, conta com plataformas de trabalho sem divisórias, inúmeras áreas com pufs e sofás para conversas rápidas e lockers para armazenar objetos pessoais. Há também uma estrutura em formato de casulo, muito utilizada para quem necessita de momentos de descontração e que, segundo Elisa, é uma das áreas de trabalho mais disputadas entre os colaboradores. Um outro espaço para reunião, maior, foi instalado dentro de um container.

Segundo Renata, a decoração segue um design moderno, prático e flexível com uma linguagem jovem. Um dos principais conceitos é o street style, que conversa com a linguagem jovem e permite o uso de grafites e revestimentos menos convencionais, como a pintura em tecnocimento. No projeto luminotécnico, destacam-se o amplo aproveitamento da luz natural, com grandes janelas laterais, e o uso das luminárias de LED, que são acesas quando necessário.

“O resultado deste projeto é uma resposta coerente a todas as solicitações do cliente, que nos passou com muita clareza as suas necessidades e respondemos de forma clara e objetiva”, finaliza Elisa satisfeita.

Veja na Galeria da Arquitetura outros projetos corporativos:

Estúdio Campetti, do Estúdio Campetti

Questtonó, do Studio dLux

Open VC, do Tria Arquitetura

Escritório



Local: Label,

Tipo de obra:

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo