> > > Casa AR

Casa AR

Casa AR
Os destaques da Casa AR, – projetada pelo escritório NV Arquitetura em Novo Hamburgo (RS) – são os materiais naturais, que proporcionam conforto e a ampla área externa Foto/Imagem:Rodrigo Fanti

Refúgio contemporâneo com belo jardim

Localizada em Novo Hamburgo (RS), a Casa AR – assinada pelo escritório NV Arquitetura – tem 544 m² de área construída. A residência foi planejada para um jovem casal e seu único filho. Durante a concepção do projeto, que durou seis meses, os proprietários adquiriram outro terreno, que possibilitou valorizar a área externa, a piscina e as varandas.

“Do projeto à execução, tudo foi escolhido e construído com atenção à qualidade e à técnica. O resultado é uma casa que tem o DNA dos proprietários em cada detalhe”, diz a arquiteta Emilia Bagesteiro.

Programa integrado

Na entrada da residência, já se percebe a integração dos ambientes, pois a bancada do lavabo faz parte do hall social. Em seguida, aparecem o living, a sala de jantar, a cozinha e a área da churrasqueira, que não pode faltar num lar gaúcho. Esses ambientes foram organizados ao redor da escada.

No pavimento superior, a sala de TV dá acesso às três suítes Foto: Rodrigo Fanti

No pavimento superior, o living com mezanino tem vista para o jardim e conta com abundantes ventilação e iluminação naturais. As três suítes são integradas. Com 71 m², a suíte do casal tem banheiro e closet separados por portas de correr, que proporcionam privacidade, mas também integram os ambientes.

As varandas do segundo pavimento são compostas de esquadrias que acompanham toda a fachada da casa. No interior, as folhas de correr são de PVC amadeirado da VEKA, protegidas por venezianas sanfonadas verticais de madeira natural. Quando fechadas, elas se transformam em um amplo painel que decora a fachada externa.

Área de lazer

As grandes portas de vidro integram o living à área de lazer, que é composta de varanda, pergolado de madeira e piscina.

O escritório usou pedras (na lareira, por exemplo), madeira e concreto aparente na área externa. No intuito de dividir os dois ambientes para uso comum, os arquitetos utilizaram as pedras da lareira para separar a área de parrila. Além desse material, a madeira pode ser vista no teto e em painéis nas paredes das varandas.

Paisagismo

Os proprietários queriam um jardim que demandasse pouca manutenção. Os arquitetos atenderam ao pedido reservando um amplo espaço para uma horta plantada em vasos altos, palmiteiros, plantas tropicais e bambus.

Veja outras residências com ampla área externa:

Casa Cumaru, por Raffo Arquitetura

Casa CR, por Obra Arquitetos

Casa Castanhola, por Lúcia Helena de Andrade Lima Arquitetura e Interiores

Escritório

nv arquitetura1 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 1020
Área construída: 544

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo