> > > Casa AM

Casa AM

Casa AM
Os moradores da Casa AM convidaram o escritório NV Arquitetura para projetar uma residência moderna, confortável e que desfrutasse de sistema inteligente Foto/Imagem:Lio Simas

Com ar despojado e moderno

De autoria do escritório NV Arquitetura, a Casa AM – localizada em Novo Hamburgo (RS) – foi projetada para um casal que desejava uma morada que refletisse sua personalidade. Assim, os arquitetos combinaram no mesmo projeto traços modernos e despojados.

“O design contemporâneo e o bem-estar dos moradores nortearam o projeto. Da ideia à execução, tudo foi realizado com qualidade, técnica e sensibilidade e o resultado foi uma casa com o DNA dos proprietários em cada detalhe”, explica a arquiteta Emilia Bagesteiro.

Programa

O programa foi distribuído em três pavimentos. O subsolo abriga uma sala técnica, cervejaria e garagem para quatro carros e motos. No térreo, ficam as salas de estar e jantar, cozinha gourmet e varanda com parrila, todos ambientes integrados graças às esquadrias de vidro. Por fim, no primeiro andar, estão as três suítes. A acessibilidade entre os ambientes se dá por meio de escadas e elevador.

A área de lazer se estende até o pergolado, o local é ideal para os moradores contemplarem a natureza do entorno Foto: Lio Simas

Jardim

A vegetação foi pensada para contextualizar com o clima europeu da casa, e as plantas escolhidas marcam bem as estações do ano. O jardim é contido por um muro de pedras que dá privacidade à casa e é suavizado pela vegetação proposta com cuidado pelos paisagistas Alvaro Scholles e Fernanda Bündchen.

Elementos predominantes

Na Casa AM, predomina a composição entre materiais rústicos e naturais – como tijolos maciços, pedras, aço e concreto aparente.

As pedras naturais e os tijolos maciços aparentes estão presentes na fachada do projeto. Eles harmonizam com as grandes esquadrias de vidro e PVC que receberam acabamento madeirado no tom de café. Além disso, tem ótimo desempenho termoacústico.

O concreto aparente pode ser visto nas estruturas da casa, e o aço, no pergolado. A rusticidade desses elementos conferiu modernidade e conforto aos moradores e seus visitantes. “Optamos por mostrar as características naturais de cada elemento, e como recompensa temos um resultado agradável à família”, diz a arquiteta.

Automação

Recursos tecnológicos como automação, energia fotovoltaica, aquecimento solar de água, sistema de aproveitamento de águas pluviais e calefação transformaram a Casa AM em um projeto inteligente e prático. “O proprietário trabalha com automação industrial e foi ele quem desenvolveu todo o sistema da casa, que é inteligente e econômica”, finaliza Emilia.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

PA House, por Studio Guilherme Torres

Casa Clara, por 1:1 arquitetura:design

Casa C+C, por studio mk27


Escritório

nv arquitetura2 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 930
Área construída: 551

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo