> > > Casa D1

Casa D1

Casa D1
Máscaras de concreto aparente envolvem o corpo da Casa D1, protegendo os ambientes da incidência solar e formando uma ampla varanda Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Cercada por varanda

À procura de um refúgio distante da agitação de Porto Alegre (RS), os clientes do escritório Martin arquitetura + engenharia escolheram um terreno na praia de Atlântica Sul, município de Osório, para construir a Casa D1 – uma morada de veraneio que tem como foco o lazer. A entrada principal conduz os visitantes a uma ampla varanda, que se destaca pelo concreto aparente, muitas vezes formando pergolados.

Implantada em um terreno de esquina com aproximadamente 560 m², a Casa D1 segue abraçada tanto pelo verde do gramado e das plantas quanto pela varanda. A este espaço integram-se outros ambientes de lazer e convívio, que vão estabelecendo o caminho até o living. Enquanto a ala social da residência possui conexão direta com a rua, o bloco íntimo foi posicionado na parte oposta à entrada para garantir a privacidade dos moradores.

Máscaras de concreto

Com 250 m², a residência foi construída partindo da concepção de uma edificação prática, simples e funcional. Isso contribui, consequentemente, para que ela fosse disposta em apenas um pavimento. Quanto ao estilo, o arquiteto João Batista Martin define como contemporâneo, que resgata algumas referências brutalistas ao adotar as “máscaras” de concreto aparente moldado in-loco.

Casa D1 - Cercada por varanda
No pé-direito duplo do living, a esquadria de PVC recebe vidro temperadoFoto: Marcelo Donadussi

Martin explica que a solução formal do projeto buscou amenizar a forte insolação oeste da fachada principal. Como a estrutura de concreto avança para além do corpo da casa, ela acaba protegendo o interior da forte incidência solar, mas sem bloquear completamente sua entrada.

Isso acontece por conta das aberturas da fachada e, principalmente, dos brises verticais (também de concreto), que interrompem a horizontalidade da esquadria superior, localizada no pé-direito duplo do living. “Além do acabamento bruto, escolhemos revestir as fachadas com esse material por sua alta durabilidade”, ressalta o arquiteto.

A Casa D1 ainda dispõe de paredes duplas, que oferecem eficiente isolamento acústico, assim como as esquadrias de PVC com vidro temperado.

Veja outras casas de veraneio:

Casa MS, por Studio Arthur Casas

Casa 22, por Hola Arquitetura

Casa C26, por Seferin Arquitetura


Escritório

Martin arquitetura + engenharia1 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 559
Área construída: 268

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo