Logo Construmarket
Banner

Casa Burgel

Casa Burgel
A Casa Bürgel é um projeto do escritório Luiz Volpato Arquitetura, definido pela interação entre a obra e uma mata exuberante, que fica em Curitiba, no Paraná. Imagens: Celso Pilati
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel
Casa Burgel

Visibilidade em balanço

Texto: Naíza Ximenes

Projetada para atender à necessidade de um publicitário que queria um lar acolhedor para uma futura família pequena, a Casa Bürgel é um projeto do escritório Luiz Volpato Arquitetura, definido pela interação entre a obra e uma mata exuberante. Localizada em Curitiba, Paraná, a residência ganhou uma arquitetura disruptiva e marcada pela delicadeza no contato com a natureza no entorno, que pode ser vista de todos os pontos ao redor da estrutura.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Pensando em manter essa visibilidade, a equipe de arquitetos apostou na construção de uma estrutura solta — iniciativa que definiu todo o partido da construção. Assim, a materialidade da casa é definida pela combinação entre steel frame — um sistema construtivo que utiliza perfis de aço galvanizado como estrutura principal, em vez de tijolos e cimento —, vidro e placas de fibrocimento.

Mesmo com o escopo do projeto definido, ainda havia outra característica expressiva do terreno que precisava ser considerada: a topografia. Com um declive de aproximadamente seis metros em direção a uma área de preservação permanente, o arquiteto Luiz Volpato viu, no espaço, a oportunidade de projetar a casa em um volume elevado.

“O conceito arquitetônico é um conceito muito purista”, explica o arquiteto Luiz Volpato. “É um volume regular e apoiado no solo em quatro pontos. Nós abrimos um pilar em ‘V’, na parte frontal, e mais dois apoios na parte dos fundos. É um conjunto misto, já que as lajes foram feitas com o steel deck, que é uma base metálica com um volume de concreto em cima”, comenta.

foto da area de chegada da Casa Bürgel, com uma fachada de chapa metálica acima, pilares vermelhos ao centro e piso português preto abaixo. O ambiente ao centro não tem paredes. Há somente uma porta de vidro à direita com uma iluminação que guia o morador por um corredor de vidro <span height= O projeto tem uma abordagem que minimizou o impacto ambiental e criou a sensação de uma “casa na árvore”, onde os moradores podem vivenciar o contato direto com as copas das árvores


Descoberta de um conceito

O projeto foi dividido em três níveis. O primeiro abriga a garagem, um pequeno hall de entrada e o acesso ao nível social, através de uma escadaria. No pavimento térreo, está o living, com pé-direito duplo e uma fachada de vidro que conecta visualmente os moradores à mata preservada, além de cozinha gourmet, escritório e jardim interno elevado, criado especialmente para a Lola, a cachorra.

O andar inferior abriga a área de lazer, com piscina e academia, ao passo que o nível superior foi reservado para as três suítes, sendo a principal um espaço em balanço com vistas amplas para o bosque.

Com relação a iluminação e a abertura dessa residência para o bosque, nós tivemos que tomar cuidado. Principalmente com o controle dela, porque a suíte principal também está voltada para essa área toda iluminada. Nós tomamos o cuidado ou tomamos a ação de fazer uma grande cortina com blecaute que pudesse fazer esse controle de iluminaçãoLuiz Volpato, sócio-arquiteto do escritório Luiz Volpato Arquitetura

O projeto da Casa Bürgel reflete o compromisso do escritório com a sustentabilidade e a elegância. A estrutura metálica foi escolhida pela leveza e capacidade de reduzir o impacto sobre o solo, ao passo que as fachadas combinam esquadrias de vidro com placas de fibrocimento, garantindo baixas demandas de manutenção e excelente isolamento.

A ventilação cruzada e a iluminação natural também foram priorizadas, aproveitando a elevação da casa para criar um fluxo de ar constante, que auxilia na climatização e reduz a umidade. Durante o dia, as amplas aberturas promovem um ambiente iluminado e acolhedor, enquanto à noite a iluminação pontual garante uma atmosfera íntima sem exageros.

O ponto alto do projeto é a capacidade de equilibrar o programa funcional com a preservação ambiental, já que bosque no perímetro não é apenas um pano de fundo visual, mas um elemento ativo na experiência cotidiana dos moradores.

Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Escritório

  • Local: PR, Brasil
  • Início do projeto: 2020
  • Conclusão da obra: 2021
  • Área do terreno: 633 m²
  • Área construída: 454 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados