> > > Casa Barra da Tijuca

Casa Barra da Tijuca

Casa Barra da Tijuca
A Casa Barra da Tijuca é um imóvel de temporada que passou por uma significativa reforma, com projeto diferenciado, prático e contemporâneo Foto/Imagem:MCA Studio

Reforma para o lazer

Assinada pelo escritório Leila Dionizio Arquitetura & Luminotécnica, a reforma da Casa Barra da Tijuca teve como proposta trazer mais luxo e praticidade a este imóvel de temporada localizado na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a arquiteta Leila Dionizio, a ideia era fazer com que a ampla residência, de 600 metros quadrados de área construída, atendesse às necessidades dos proprietários, residentes na Europa.

Detalhes da reforma

O revestimento de toda a casa foi trocado na reforma. "Substituímos o porcelanato por mármore, um revestimento mais sofisticado, como era a vontade dos clientes", relata Dionizio.

A Casa Barra da Tijuca não teve seu layout alterado, contudo. Segundo a arquiteta, apenas o desenho da suíte máster foi modificado, aumentando-se o closet.

A área externa também foi toda reformulada com um novo projeto paisagístico e novo revestimento. A piscina foi revestida com aquamarine, uma pedra balinesa, e o piso com travertino.

Layout clean

Casa Barra da Tijuca - Reforma para o lazer
O térreo é composto pelo hall, salas de jantar, estar e TV, cozinha, brinquedoteca, área de serviço e um enorme pátio com piscina, varanda e espaço gourmet Foto: MCA Studio

Com muita segurança e privacidade, o térreo é composto pelo hall, salas de jantar, estar e TV, cozinha, brinquedoteca, área de serviço e um enorme pátio com piscina, varanda e espaço gourmet. O segundo pavimento abriga uma suíte máster para o casal, duas suítes para os filhos e uma suíte para os hóspedes, além de uma sala íntima. Já no terceiro pavimento estão home e área de estar.

A reforma da Casa Barra da Tijuca foi planejada a partir de um conceito clean, moderno e aconchegante, ideal para receber familiares e amigos. Nesse sentido, as áreas sociais foram privilegiadas. A varanda tornou-se um grande estar com área gourmet e uma mesa para dez pessoas.

O quarto dos dois filhos é um dos diferenciais do projeto. “Fizemos o quarto setorizado, com área de estudo, área de dormir e área de TV com um pequeno sofá feito com futon. O tema de futebol permeia não só os dormitórios como toda a decoração da casa, que exibe várias referências ao esporte”, comenta Dionizio.

Automação e iluminação

Todo o sistema de ar-condicionado da Casa Barra da Tijuca foi feito com a máquina inverter, que economiza até 40% de energia, e a iluminação foi feita em LED. A utilização do dimmer eletrônico – dispositivo utilizado para variar a intensidade de corrente elétrica – também possibilitou uma redução no consumo energético.

De acordo com a arquiteta, o projeto de iluminação se destaca pelas diversas opções de cenas que podem ser obtidas com a composição das luminárias automatizadas. "Temos três tipos de iluminação: as focais, que dão destaque aos revestimentos, quadros e móveis; a geral, para uma iluminação do dia a dia; e as decorativas, a partir de lustres”, finaliza.


Escritório

Leila Dionizios Arquitetura & Luminotécnica4 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Área construída: 600

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo