> > > Apartamento de veraneio

Apartamento de veraneio

Apartamento de veraneio
Assinada pelo escritório Leila Dionizios Arquitetura, a reforma do Apartamento de Veraneio, que está em frente ao mar carioca, trouxe elegância e contemporaneidade aos ambientes Foto/Imagem:MCA Studio

Para curtir as férias

O projeto do Apartamento de Veraneio, localizado na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, caracteriza-se, sobretudo, pelo uso de cores claras e sóbrias, que conferem uma atmosfera elegante ao espaço. Esse era o objetivo do escritório Leila Dionizios Arquitetura ao conduzir a reforma do imóvel à beira-mar, e por isso as cores mais fortes foram reservadas apenas para determinados ambientes.

“O apartamento foi idealizado para uma família que reside em Brasília, sendo aproveitado em períodos de temporada. A residência tem quatro suítes e dependência de empregada completa”, relata a arquiteta Leila Dionizios.

Intervenções pontuais

O estilo e o design contemporâneos nortearam o projeto de interiores do Apartamento de Veraneio. O toque rústico foi trazido pelo mosaico cimentício e pelo painel em madeira de demolição usados na sala.

O escritório realizou intervenções no gesso, na iluminação e nos revestimentos de parede e piso. Além disso, integrou o closet e a suíte máster para gerar espaços mais amplos e arejados.

Projeto de iluminação

O apartamento foi todo automatizado e a iluminação é toda em LED. “A nossa ideia era fazer um projeto praiano com o clima carioca. A família recebe muitos amigos e, assim, os ambientes foram pensados para que eles pudessem confraternizar e receber seus convidados”, conta.

Rasgos e diferentes alturas no pé-direito compõem uma iluminação diferente e arrojada, trazendo movimento ao projeto do Apartamento de Veraneio. Pendentes personalizados em tecido e luminárias diferenciadas, como balizadores e arandelas, se destacam no apartamento. Somados ao recurso de dimerização, eles geram diferentes cenas através da automação, trazendo não só economia como estética.

Projeto de interiores

A madeira de demolição e o estuque veneziano aquecem o ambiente e trazem um clima mais despojado. As cadeiras de design de Charles Eames e os bancos mochos de Sergio Rodrigues imprimem sofisticação ao ambiente.

Apartamento de veraneio - Para curtir as férias
Um espaço praiano com clima do Rio de Janeiro marca o projeto Foto: MCA Studio

Ao abrir o vão da esquadria que separa a varanda da sala, esses ambientes ficam completamente integrados – e a utilização do mesmo piso em ambos os espaços aumenta ainda mais a sensação de integração.

Na sala, o uso do tijolinho na parede remete ao Rio de antigamente, e os tons de azul foram propositalmente usados pela arquiteta para trazer o clima do mar para dentro do Apartamento de Veraneio. O lavabo traz a mesma leitura da sala com tijolo de demolição e estuque veneziano na cor cinza, com destaque para o castiçal na parede feito pela arquiteta.

O quarto da menina, projetado nas cores branco e roxo, refletem sua jovialidade. A madeira de demolição também está presente trazendo um ar descontraído ao espaço. “Na estante de estudos, fizemos prateleiras com canos pintados na cor preta para ela organizar chapéus e bolsas”, comenta a arquiteta.

No quarto do menino predominam a cor preta e cinza, deixando o ambiente mais masculino. “Na suíte principal usamos tons neutros na cor camurça e madeira freijó lavado. O painel atrás da cama corre e integra o banheiro ao quarto”, conclui Dionizios.


Escritório

Leila Dionizios Arquitetura & Luminotécnica4 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 240

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo