> > > Brascan Century Plaza

Brascan Century Plaza

Brascan Century Plaza
Arquitetado pelo escritório Königsberger Vannucchi, o Brascan Century Plaza impõe-se no entorno com três torres de uso misto interligadas por um centro comercial e uma praça Foto/Imagem:Nelson Kon

Impacto urbano

Implantado em uma área de 12.600 metros quadrados no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, o Brascan Century Plaza foi projetado pelos arquitetos Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi, do escritório Königsberger Vannucchi, para trazer ao país um conceito mundialmente consagrado, mixed use Project.

O lote, no qual antes funcionava uma antiga fábrica de chocolates, hoje reúne em um único espaço 31 pavimentos para flats hoteleiros, 24 pavimentos para conjuntos comerciais, 15 lajes corporativas, centro de convenções, centro comercial, praça de alimentação e seis cinemas.

“Interligando esse complexo, existem estruturas que oferecem lazer e consumo, com destaque para o open mall, um espaço que interliga um centro comercial a uma praça, onde a vida acontece o tempo todo”, completam os autores.

Dos problemas às oportunidades

O escritório Königsberger Vannucchi uniu as dificuldades às chances de transformar o empreendimento na grande oportunidade de conceito de uso misto. Para isso foram necessárias três etapas.

“O problema/oportunidade consistia primeiramente na correta avaliação e identificação da demanda para a formatação do “product mix” mais adequado ao sucesso do empreendimento e aos anseios da comunidade e do mercado”, expõem os arquitetos.

A segunda etapa apresentou como problema o que viria a ser o maior aproveitamento possível, levando em conta todas as restrições legais envolvidas.

Por último cabia, após o equacionamento dos aspectos mercadológicos e legais, a resolução dos tópicos urbanísticos e ambientais envolvidos. “Consideramos o grande impacto que o empreendimento provocaria no tecido urbano da microrregião já muito adensada e desprovida de espaços e equipamentos públicos para a população local”, disse Jorge e Gianfranco.

Localidade mista

É na Rua Joaquim Floriano com a Rua Bandeira Paulista que as três torres se misturam à população e tornam-se o conjunto de produtos definido que prevê claramente a sinergia de usos desejada. De acordo com os responsáveis, elas propiciam uma balanceada rotatividade e acessibilidade de pessoas nos diversos períodos do dia, alternando a incidência de usuários de cinemas e alimentação, públicos de escritórios, convenções, serviços e hospedagem. Sendo assim, cada um possui sua identidade, ajudando um ao outro na construção de um único conceito.

Divisão sustentável na projeção

O Edifício de Flats Hoteleiros – Brascan Century Staybridge Suites – possui mais de 105 metros de altura, é coroado por um marcante heliponto e caracteriza o partido geral arquitetônico do conjunto. É composto por pavimentos térreo, superior, técnico e 31 pavimentos-tipo para 356 unidades, variando de 37 metros quadrados (singles) a 80 metros quadrados (VIPs) de área privativa.

O Edifício de Conjuntos Comerciais – Brascan Century Offices – em conjunto com o edifício de flats forma a moldura do grande espaço aberto, com a mesma linguagem arquitetônica, e é acessível pelo eminentemente comercial da Rua Joaquim Floriano e pelo open mall/praça. Possui um pavimento térreo, um técnico e 24 pavimentos para 364 conjuntos comerciais, variando de 38 a 72 metros quadrados de área privativa por unidade.

Para evitar o acúmulo de água de chuva, a praça tem piso de placas de granito sustentadas por pedestais – iguais aos pisos elevados dos escritórios. Sem rejuntamento entre as peças, a água escorre livremente até a caixa impermeabilizada, situada entre o piso da praça e a laje de cobertura da garagem”, completam os sócios.

O Edifício de Escritórios Empresariais – Brascan Century Corporate – é voltado para o setor corporativo e abriga um amplo e luminoso lobby social acessando 15 pavimentos com lajes corridas de 726 metros quadrados, para subdivisão em até 60 conjuntos empresariais. Obedecendo à mesma linguagem arquitetônica dos demais, ele está adaptado as suas características funcionais.

Automação inteligente

“Todo o complexo é administrado e controlado por sistema integrado de inteligência predial”, concluem os arquitetos Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi, sobre o método inteligente do Brascan Century Plaza, que prevê a integração de todas as especificidades de cada uma das diversas operações envolvidas. Sejam eles edifícios comerciais, flat, centro de convenções, cinemas, estacionamentos, lojas e outros.


Escritório

Königsberger Vannucchi12 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 1998
Conclusão da obra: 2003
Área do terreno: 2.600
Área construída: 100.805

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo