> > > Terminal Parque Olímpico

Terminal Parque Olímpico

Terminal Parque Olímpico
Com pilares em formato de árvore, a plástica cobertura metálica destaca o Terminal Parque Olímpico – um projeto do Jozé Candido Arquitetos Associados para as Olimpíadas de 2016 Foto/Imagem:Moskow

Parada carioca

O Terminal Parque Olímpico, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, recebe os serviços dos corredores expressos TransCarioca e TransOlímpica. Em 2015, quando o escritório Jozé Candido Arquitetos Associados começou a desenhar o projeto arquitetônico, o local foi pensado para atender a demanda de pessoas que circulariam pela cidade durante os Jogos Olímpicos de 2016. Com pilares em formato de árvore, a plástica cobertura em estrutura metálica confere uma posição de destaque à plataforma, que se tornou um dos legados cariocas.

De acordo com o arquiteto e urbanista Jozé Candido Sampaio de Lacerda Jr., o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto foi a definição da estrutura da cobertura. Ela se organiza no sentido longitudinal pelos seus dois lados, que são, por sua vez, conectados apenas por uma curva.

Dessa maneira, cria-se uma única plataforma e singular linha de apoio com sua base em concreto armado seguido de pilares metálicos que se ramificam formando uma grande árvore. Segundo Jozé Candido, esse desenho traz mais que estética ao projeto; permite também a significativa redução dos vãos e, consequentemente, de peças metálicas.

Terminal Parque Olímpico - Parada carioca
O desenho dos pilares lembra os galhos de uma árvore. Mais que estética, a solução permite a redução dos vãos e, consequentemente, de peças metálicasFoto: Moskow

Para maior conforto, o usuário acessa o terminal através de uma passarela metálica que se ramifica em duas rampas, atendendo, assim, a cada extremidade da plataforma. “Isso propicia melhor funcionalidade operacional e de circulação no local”, comenta o arquiteto. Além disso, as pessoas têm à disposição bancos feitos com ripas de madeira ecológica, que foram fixados à base dos pilares e desenvolvidos exclusivamente para o projeto.

Terminal sustentável

Além de contemplar um sistema de captação e reúso de águas pluvias, o Terminal Parque Olímpico emprega uma iluminação 100% em LED e automatizada, gerando longa vida e baixo consumo de energia. A luz uniforme e confortável concentra-se em linha diferenciando a arquitetura da plataforma, sem necessidade de refocalização futura. Outra luminária de fotometria de facho aberto também compõe a parte luminotécnica.

Blocos de apoio

O Terminal Parque Olímpico é aberto e não possui fachadas, porém, existem blocos de apoio que receberam tratamentos diferenciados.

Na bilheteria, por exemplo, os arquitetos procuraram manter a identidade visual utilizada na bilheteria das Estações de BRT e adotaram um painel em chapa de alumínio na cor mostarda. Já no bloco dos banheiros foi especificado o porcelanato na cor off-white com acabamento acetinado, para deixá-los discretos e não gerar conflito com a estrutura marcante dos pilares.


Escritório

Jozé Candido Arquitetos Associados7 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 25000
Área construída: 4000

Tipo de obra:
Rodoviárias
Tipologia:
Infraestrutura

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo