> > > Marsh & McLennan Companies

Marsh & McLennan Companies

Marsh & McLennan Companies
Distribuída em dois espaçosos pavimentos de um prédio empresarial, a nova sede da Marsh & McLennan Companies em São Paulo é protagonizada por cores vivas, grafites, mobiliário divertido e materiais especiais. Por Felipe Russo Arquitetura Foto/Imagem:Felipe Russo

Harmonia corporativa

Presente em mais de 130 países e com mais de 50 mil colaboradores ao redor do mundo, a Marsh & McLennan Companies é uma companhia dividida em quatro empresas: Marsh – líder em corretagem de seguros e gerenciamento de riscos; Guy Carpenter – líder em riscos e resseguros; Mercer – líder em consultoria de talentos, saúde, aposentadoria e investimento; Oliver Wyman – empresa internacional de consultoria de gestão.

Entre seus endereços no Brasil, o novo escritório de São Paulo se destaca. Tendo em vista uma forte vertente de atendimento ao cliente, a equipe do Felipe Russo Arquitetura adotou o conforto como a maior premissa do projeto.

Dividida em dois pavimentos, a sede paulistana foi desenvolvida de acordo com o conceito de Smart Office, que conta com áreas de integração, espaços para colaboração e conexão e áreas de foco total. Neste modelo de organização as estações de trabalho são compartilhadas, o que faz com que os funcionários levantem mais vezes das posições, interajam entre times e conectem-se mais, reforçando o engajamento nas equipes.

Com colaboradores jovens e que passam mais tempo dentro do escritório, o projeto ganhou cores fortes, espaços instagramáveis com grafites de artistas renomados, mobiliários divertidos e materiais que garantem harmonia e conforto.

Grafites de artistas como Mari Pavanelli, Deddo Verde, Ronah Carraro e Ananda Nahu transformaram os espaços em instagramáveis Foto: Felipe Russo

Para uma composição harmoniosa e aconchegante, os arquitetos também usaram o conceito de biofilia, que traz a natureza aos ambientes através de elementos-chave que começam pelo piso. Enquanto o 8º pavimento leva carpete turquesa que lembra o mar, o 9º pavimento conta com um carpete verde que remete às florestas.

Como material primário de destaque, a madeira aparece nas estações de trabalho, mesas de reuniões, mesas de time e mobiliários decorativos. Paredes de plantas preservadas, vasos em pontos estratégicos e grandes planos de vidro que revelam a vista para diversos pontos da cidade reforçam a busca de levar componentes naturais ao interior.

Organização e layout

Variados grupos de até 40 colaboradores foram distribuídos em vizinhanças separadas por salas de reunião e phone booths. Para manter a permeabilidade do projeto e a privacidade, a solução encontrada foi revestir com película os vidros desses espaços.

Os espaços reservados para serviços e reuniões menores foram dispostos nas áreas do core central do edifício, o que permite uma única circulação geral, em forma de anel. Dessa forma, o percurso passa por todas as vizinhanças e aproveita todas as áreas oferecidas: sala viva mais (espaço para atendimento médico e massagem), lactário (sala da mamãe), tech stop (atendimento rápido de TI), help desk (sala de manutenção de laptops), sala ativamente (espaço para relaxamento e descanso), áreas de impressão e lockers, espaços para colaboração e trabalhos em grupos, cafés, refeitório, expedição e recepção.


Escritório

Felipe Russo Arquitetura e Planejamento1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2020
Área construída: 4.300

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo