Logo Construmarket

Casa Cobogó

Casa Cobogó
A Casa Cobogó foi concebida pelo Estúdio Aker Arquitetura para criar uma forte conexão entre o ambiente construído e o natural, em uma localização extremamente urbana de São Paulo. Imagens: Carlos Piratininga
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó
Casa Cobogó

Permeabilidade perpendicular

Texto: Naíza Ximenes

Projeto do escritório Estúdio Aker Arquitetura, a Casa Cobogó foi concebida para criar uma forte conexão entre o ambiente construído e o natural, em uma localização extremamente urbana de São Paulo. O terreno é marcado por um grande declive, característica que determinou a disposição incomum dos dois pavimentos: o andar social fica um nível abaixo do nível da rua, e o andar privativo, logo acima. 

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Ambos os pavimentos se conectam diretamente com os jardins, permitindo que a natureza flua pelos espaços e proporcionando aos moradores uma sensação contínua de proximidade com o ambiente. Essa ligação foi possibilitada pela disposição dos blocos, que foram sobrepostos perpendicularmente um ao outro.

Cobogós monumentais

Logo na fachada, o destaque é uma parede imponente, de 6 metros de altura, composta por cobogós. Elemento importante da arquitetura brasileira, esses blocos vazados são grandes aliados em projetos com uma preocupação extra em relação à estética, iluminação e ventilação.

Uma vez dentro da casa, o morador é recebido por um hall social com paredes e piso revestidos em madeira, que funciona como um ponto central de distribuição e oferece acesso às áreas íntimas ou sociais da casa. Há a opção de descer pela ampla garagem – uma verdadeira galeria de arte particular, que exibe o acervo do proprietário, um galerista de arte digital –, seguir pela passagem social ao descer as escadas ou passar pela porta disfarçada no revestimento que leva ao bloco privativo.

Foto da parede de cobogós brancos em formato circular nos blocos, que está na fachada da casa. À direita, há um caminho com plantas na lateral. No fundo, um pórtico vermelho pequeno, com uma porta preta<span height= Na foto, a parede de cobogós protege a área interna e permite a entrada de iluminação e ventilação naturais. Integra, sem perder privacidade (Foto: Carlos Piratininga) 


Com guarda-corpo de vidro e iluminação zenital, a escada tem uma atmosfera fluida e moderna, enquanto a iluminação de LED embutida entre os degraus adiciona um toque contemporâneo. Um jardim de inverno à lateral contribui para a sensação de proximidade com a natureza. Essa área de circulação conecta o pavimento superior, onde estão os quartos, ao pavimento inferior, dedicado às áreas de convivência.

No andar inferior, a área social é banhada por luz natural graças às grandes portas de vidro de correr que ocupam toda a extensão da parede voltada para o jardim. Essas portas não apenas ampliam a conexão com a área externa, bem como convidam a natureza para dentro da casa, intensificando a atmosfera de integração entre o interior e o exterior.

Já as laterais da sala foram revestidas em cimento queimado, enquanto as paredes menores receberam painéis de madeira — uma estratégia que, além de proporcionar acolhimento ao conceito, também abre espaço para o acesso à cozinha. Isso porque as duas portas de correr foram mimetizadas nos painéis de madeira, e, quando fechadas, elas desaparecem visualmente, transformando-se em parte do revestimento contínuo.

O espaço ganhou piso de madeira, para reforçar o conforto e a sensação de acolhimento, e a cozinha foi projetada com janelas amplas que permitem a entrada abundante de luz natural, tornando o ambiente funcional e agradável.

Na área externa, as portas de vidro se abrem para um deck de madeira que abriga duas espreguiçadeiras e uma mesa com quatro cadeiras, criando um espaço ideal para relaxar ou receber amigos. O gramado central se estende até um box envidraçado ao fundo, equipado com aparelhos para exercícios físicos, permitindo a prática de atividades ao ar livre, sem perder o conforto do espaço interno.

No bloco privativo, localizado no pavimento superior, estão as quatro suítes, sendo a master um destaque, já que possui varanda privativa e closet. Uma suíte de serviços também foi incluída, para maior praticidade. 

Além disso, o telhado verde que cobre toda a construção oferece isolamento térmico, além de contribuir para o conforto ambiental e a sustentabilidade da casa, reforçando o compromisso do projeto com o design biofílico.

Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura :

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2016
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área do terreno: 595 m²
  • Área construída: 371 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados