Texto: Naíza Ximenes
O automobilista francês André Simon, certa vez, disse: “O vinho faz de cada refeição uma ocasião. Cada mesa, mais elegante. Cada dia, mais civilizado”. Inspirado por uma filosofia semelhante, o escritório Daniel Fromer & Arquitetos projetou a Mistral, um espaço que vai muito além de uma loja conceito de vinhos, em Brasília – DF.
O espaço foi pensado para proporcionar uma jornada pelo universo do vinho, convidando seus clientes a explorar o processo de produção dessa bebida milenar. A premissa era criar um ambiente que transformasse o ato de escolher uma garrafa em um ritual envolvente.
Ao entrar na loja, os visitantes são recebidos por estantes que simulam a organização de uma biblioteca, oferecendo a leitura de mais de mil rótulos disponíveis. Essa disposição não só facilita o acesso às informações sobre os vinhos, mas também respeita as necessidades de conservação das garrafas, conforme o posicionamento ideal para garantir a integridade da bebida.
A escolha dos materiais foi um dos pontos cruciais no projeto da Mistral. A madeira utilizada nas paredes, estantes, ripados e mobiliário tem a mesma tonalidade que os tradicionais barris de envelhecimento, por exemplo. Já a pintura texturizada aplicada nas paredes faz referência ao solo onde as videiras crescem. As pedras utilizadas nos tampos das mesas, por sua vez, representam uma homenagem direta à arquitetura icônica de Brasília. Em suma: materialidade com conceito.
Representando uma metáfora visual e composta por apenas três elementos — o vidro, a madeira e a pintura texturizada — a fachada tem o intuito de mostrar e esconder, simultaneamente, o intuito da loja, criando um jogo de luz e sombra que se transforma ao longo do dia. Tanto o design da Mistral quanto a degustação de um vinho têm o mesmo percurso: se revelar gradualmente aos olhos, ou ao paladar.
Para dar o toque final, a iluminação tem papel central no projeto, destacando as estantes e, consequentemente, os rótulos das garrafas. As intensidades e temperaturas da luz foram ajustadas para criar um ambiente intimista, onde os vinhos são as estrelas. Essa atmosfera acolhedora transforma a loja em um espaço de apreciação, aprendizado e conexão.
Como já dizia Fernando Pessoa (e como bem retratou Daniel Fromer), “boa é a vida. Mas melhor é o vinho”.
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