Logo Construmarket
Banner

Mistral

Mistral
Em Brasília – DF, o escritório Daniel Fromer e Arquitetos projetou a nova loja de vinhos Mistral. O design é inspirado na jornada de degustação de vinhos, que se revela gradualmente. Imagens: Julia Tótoli
Mistral
Mistral
Mistral
Mistral
Mistral
Mistral
Mistral
Mistral
Mistral

Degustação de espaços

Texto: Naíza Ximenes

O automobilista francês André Simon, certa vez, disse: “O vinho faz de cada refeição uma ocasião. Cada mesa, mais elegante. Cada dia, mais civilizado”. Inspirado por uma filosofia semelhante, o escritório Daniel Fromer & Arquitetos projetou a Mistral, um espaço que vai muito além de uma loja conceito de vinhos, em Brasília – DF.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

O espaço foi pensado para proporcionar uma jornada pelo universo do vinho, convidando seus clientes a explorar o processo de produção dessa bebida milenar. A premissa era criar um ambiente que transformasse o ato de escolher uma garrafa em um ritual envolvente.

Ao entrar na loja, os visitantes são recebidos por estantes que simulam a organização de uma biblioteca, oferecendo a leitura de mais de mil rótulos disponíveis. Essa disposição não só facilita o acesso às informações sobre os vinhos, mas também respeita as necessidades de conservação das garrafas, conforme o posicionamento ideal para garantir a integridade da bebida.

“Boa é a vida, mas melhor é o vinho”

A escolha dos materiais foi um dos pontos cruciais no projeto da Mistral. A madeira utilizada nas paredes, estantes, ripados e mobiliário tem a mesma tonalidade que os tradicionais barris de envelhecimento, por exemplo. Já a pintura texturizada aplicada nas paredes faz referência ao solo onde as videiras crescem. As pedras utilizadas nos tampos das mesas, por sua vez, representam uma homenagem direta à arquitetura icônica de Brasília. Em suma: materialidade com conceito.

foto da estante de vinhos da loja Mistral. Há uma estante que simula uma biblioteca no meio, de madeira, da parede ao teto. No centro da loja, uma mesa com tampo sinuoso, que homenageia os formatos de Oscar niemeyer. À esquerda, a fachada de vidro, que permite a entrada de luz natural. Há algumas peças de decoração nas reentrâncias da madeira e do vidro. À esquerda, uma parede com pintura texturizada rósea<span height= A madeira faz alusão aos barris de envelhecimento de vinhos, ao passo que a pedra escolhida para o tampo da mesa representa a arquitetura brasiliense 


Representando uma metáfora visual e composta por apenas três elementos — o vidro, a madeira e a pintura texturizada — a fachada tem o intuito de mostrar e esconder, simultaneamente, o intuito da loja, criando um jogo de luz e sombra que se transforma ao longo do dia. Tanto o design da Mistral quanto a degustação de um vinho têm o mesmo percurso: se revelar gradualmente aos olhos, ou ao paladar.

Para dar o toque final, a iluminação tem papel central no projeto, destacando as estantes e, consequentemente, os rótulos das garrafas. As intensidades e temperaturas da luz foram ajustadas para criar um ambiente intimista, onde os vinhos são as estrelas. Essa atmosfera acolhedora transforma a loja em um espaço de apreciação, aprendizado e conexão.

Como já dizia Fernando Pessoa (e como bem retratou Daniel Fromer), “boa é a vida. Mas melhor é o vinho”.

Confira outros projetos de Daniel Fromer & Arquitetos:

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Início do projeto: 2022
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área do terreno: 164 m²
  • Área construída: 375 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados