> > > Casinha

Casinha

Casinha
Os moradores da Casinha desejavam um novo lar, com traços leves e orientada à natureza. Assim, convidaram a equipe do escritório Daher Jardim Arquitetura para desenvolver o projeto Foto/Imagem:Haruo Mikami

Morada simples e aconchegante

Uma antiga edícula com apenas 24 m² deu origem à Casinha, projeto arquitetônico residencial assinado pelo escritório Daher Jardim Arquitetura e localizado em Brasília (DF).

O programa original, inserido próximo a um dos limites laterais do terreno, organizava um dormitório, um banheiro e um depósito. Após a ampliação, a morada ganhou novos ambientes: uma cozinha espaçosa, área de serviços e uma sala de leituras, totalizando 60 m² de espaços fluidos. A sala e a cozinha são ambientes integrados que se adaptam às necessidades dos moradores.

O maior desafio para os arquitetos foi respeitar o limite de orçamento e o curto cronograma para o término da obra. “Esses fatores direcionaram os materiais e o método construtivo adotados”, explica a equipe do escritório. O diferencial do projeto foi o tempo de construção, que durou pouco menos de 3 meses.

Programa integrado

A casa divide-se em um único bloco. De um lado, a área íntima que é composta por um dormitório, banheiro e um espaço livre. E do outro, a área social que é totalmente integrada com a cozinha, que se abre para a área externa onde está o jardim (à frente da residência).

Esses ambientes estão separados pelos painéis de correr que organizam os espaços e conferem máxima privacidade aos moradores. Além disso, escondem os utensílios domésticos que ficam guardados no espaço livre.

O painel de madeira separa os ambientes social e íntimo Foto: Haruo Mikami 

A Casinha se abre para o exterior, criando uma relação generosa com o jardim que contribui para o bem-estar dos proprietários. Ademais, é bem provida de iluminação e ventilação naturais, graças aos caixilhos de vidro. “Todo o pavilhão se abre para o exterior criando uma rica relação e, quando necessário, se fecha virando uma caixa hermética”, conta a equipe.

Materiais em evidência

As soluções adotadas para o projeto foram pensadas durante a execução da obra. Os arquitetos optaram por soluções técnicas estruturais que tivessem bom desempenho e proporcionassem modernidade ao projeto.

A caixa branca de alvenaria harmoniza com os vidros e com os painéis de correr em estrutura metálica e madeira compensada. O aspecto natural reforça a rusticidade e a leveza desses materiais. Os arquitetos exploraram o concreto moldada in-loco, eles desenvolveram uma bancada na cozinha que serve para o preparo de alimentos e mesa para refeições.

A telha termoacústica foi uma solução econômica. Além de proporcionar conforto aos moradores, tem um design que deixa a estrutura simples e delicada.

Veja outras casas na Galeria da Arquitetura:

Casa das Canecas, por Hum Arquitetos

Casa dois Volumes, por EF Arquitetura

Casa das Duas Vigas, por Yuri Vital


Escritório

Daher Jardim Arquitetura1 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Conclusão da obra: 2019
Área construída: 60

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo