> > > Brisas do Espelho

Brisas do Espelho

Brisas do Espelho
O escritório Consuelo Jorge teve a Bahia como inspiração para desenvolver a pousada Brisas do Espelho. Em meio ao clima e à característica descontração local, nasceu o charmoso projeto em tom azul Foto/Imagem:Rafael Wainberg

Clima baiano, descontração e um belo projeto

Projetada para ser a alma e o clima baiano, a pousada Brisas do Espelho é puro charme e simplicidade. O escritório Consuelo Jorge Arquitetos se baseou em premissas básicas e da região para compor essa obra em Trancoso, na Bahia.

A área de 410 m² de construção foi desenvolvida de maneira natural e singela, a começar pela mão de obra, que no início mostrou-se como a principal dificuldade, mas depois foi usada a favor do trabalho. “Contei com uma equipe de colaboradores locais para elaborar o projeto. Assim optamos em usar o material regional e tudo mais o que possuíam pelas redondezas”, conta a arquiteta Consuelo Jorge.

Reforma amadeirada

No local em que a pousada foi implantada já existia outro empreendimento, então, ao invés de demolir o antigo, o escritório optou por fazer pequenas intervenções para preservar o que já existia, sem fazer estrago na natureza. De cor escura, a madeira predominante ganhou tons de azul.

“A fachada já existia. Apenas focamos em fazer o portão principal. A madeira foi pintada de azul-anil e o azulejo com o nome da pousada foi esculpido na parede da entrada. É possível perceber que até o trinco de fechar o portão é de madeira, e a cor aplicada conferiu um efeito diferente e característico, bem como todo o projeto”, completa a autora Consuelo Jorge.

Construção econômica

Desde o começo a arquiteta desenvolveu um retrofit de baixo custo, para que a pousada fosse simples, deixando a construção em meio ao terreno de 1 mil metros quadrados econômica e rústica, típica da leitura baiana e sem qualquer solução tecnológica.

Clima como inspiração

O projeto de interiores seguiu a linha de decoração externa, valorizando materiais retirados da região. Com o layout projetado em amplitude interna, os espaços são limpos, para que os visitantes tenham liberdade de circular a apreciar cada canto.

O clima e o charme da região são o diferencial e tornam a região em que foi inserido mais bonita do que já era. As cores deram um toque extra de vida e luz, deixando cada característica evidente, como os detalhes do mobiliário desenhado exclusivamente para a pousada.

Com a vegetação nativa a seu favor, o paisagismo ficou natural e típico da região. A partir do clima descontraído veio a inspiração para o escritório Consuelo Jorge Arquitetos encontrar o traço certo do partido arquitetura da pousada Brisas do Espelho, que se integra perfeitamente ao clima tropical da Bahia.

Veja mais projetos que utilizaram mão de obra nativa e materiais locais:

Foirn, escritório Brasil Arquitetura; Casa EP, escritório Morato Arquitetura.


Escritório

Consuelo Jorge Arquitetos22 projeto(s)

Local: BA, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 1.000
Área construída: 410

Tipo de obra:
Pousadas
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo