> > > Hotel Arpoador

Hotel Arpoador

Hotel Arpoador
Com estilo praiano, o Hotel Arpoador foi desenvolvido pelo escritório Bernardes Arquitetura, que buscou criar ambientes estendidos à paisagem exterior Foto/Imagem:Leonardo Finotti

No coração do Rio

Situado à frente da Praia do Arpoador – uma pequena península de rocha que fica entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema – está o Hotel Arpoador que foi presenteado com uma vista exuberante do oceano e com um pôr do sol admirável.

Inspiração praiana

A convite dos proprietários do hotel, a equipe do Bernardes Arquitetura foi desafiada a pensar em um projeto de retrofit que fosse além de um edifício aconchegante com espaços convidativos. Um dos diferenciais do projeto é o lobby integrado ao bar através de um pátio com abundante luz natural, que permite aos hóspedes uma experiência única durante a estadia, com a possibilidade de contemplação da paisagem local.

Ao entrar no hotel os clientes são recepcionados neste lobby, que atua também como uma sala de estar ao ar livre. Esse mesmo andar conta com recepção, restaurante e bar. As divisões dos ambientes são sucessivas e foram projetadas para criar um layout fluido e organizado.

A área de lazer fica na cobertura do hotel Foto: Leonardo Finotti 

Nos quartos – 49 ao todo –, prevalecem móveis com características praianas e arquitetura náutica. O piso em madeira faz alusão a um deck de barco, e as palhas, as fibras e o linho referem-se às cabanas de praia e foram bastante explorados nos espaços internos. Ainda no pavimento, o mobiliário foi pensado para se encaixar, possibilitando diferentes usos.

“O mobiliário e os tecidos foram desenvolvidos sob o conceito de obra de arte, que pressupõe uma integração entre várias formas de expressão artística”, sintetiza a equipe da Bernardes Arquitetura.

Tanto os tecidos dos interiores quanto os uniformes das equipes do hotel tiveram suas cores inspiradas pelos tons do mar do Arpoador, tendo sido desenvolvidos exclusivamente pelo escritório.

No último andar, o terraço traz uma piscina triangular com vista para o mar. Já ao lado esquerdo, a vista para a cidade, um espaço dedicado a wellness com sauna, salas para massagem e exercícios.

A fachada é composta por um grande painel de madeira solto da estrutura, que enquadra as vistas para quem vê de dentro e cria uma ordem sutil para o edifício, proporcionando privacidade quando necessário.

Veja outros hotéis na Galeria da Arquitetura:

Hotel Laje de Pedra, por Perkins&Will

Ibis Plaza, por MM18 Arquitetura

Novo Conceito – Hotéis Ibis, por FGMF Arquitetos


Escritório

Bernardes Arquitetura17 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2019
Área do terreno: 347
Área construída: 2.350

Tipo de obra:
Hotéis
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo