
Texto: Naíza Ximenes
O badalado bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, foi escolhido para abrigar uma verdadeira releitura contemporânea da arquitetura tradicional italiana do século XVII, o recém-inaugurado Restaurante IL Carpaccio. Projetado pelo escritório FJ55 Arquitetos, o empreendimento é marcado por arcos, tijolos aparentes e elementos contemporâneos, que criam um ambiente acolhedor.
Com a proposta de construir uma requintada cantina, o projeto foi encabeçado pelo proprietário e pela dupla de arquitetos Felipe e Jordan Perez, que comanda o escritório. A partir de um conceito já definido, equipe passou a trabalhar em um terreno desafiador, para dizer o mínimo.
O briefing do cliente era fazer um projeto que trouxesse, para São Paulo, um ambiente que fosse aberto e fechado. (...) Como se você se sentisse em um jardim, ao mesmo tempo que você está protegido na cidade, e não seja 100% aberto. Você consegue utilizar o espaço em qualquer dia, em qualquer horário, independente das condições climáticasFelipe Perez, sócio e arquiteto do FJ55 Arquitetos
O espaço escolhido pelo proprietário era quase um “miolo de quadra”, nas palavras do arquiteto Jordan Perez. Com formato em “L”, cercado por edifícios residenciais e comerciais de variados gabaritos, o intuito era construir um ambiente privativo e termicamente confortável.
Toda a construção foi elevada em relação à calçada, em referência ao pódio romano, através de degraus revestidos com pedra exótica marrom-avermelhada. Além disso, oliveiras centenárias ladeiam a fachada de tijolos, marcada por três arcos envidraçados de alturas distintas, que enquadram amplas janelas — outra referência à arquitetura italiana.
Uma vez dentro do restaurante, os visitantes são recebidos por uma antessala, protegida por cortinas, que cria uma pausa antes de se entrar no salão principal. Quando elas se abrem, a combinação entre paredes de tijolos, arcos envidraçados e vegetação inunda o ambiente com referências aos pátios italianos históricos, inserindo o cliente em um cenário completamente diferente.
Uma cobertura retrátil automatizada permite a entrada de luz natural, enquanto o paisagismo tropical, assinado pela Flora Nativa do Vale, integra o verde ao espaço.
Com um generoso pé-direito de cinco metros, o salão principal tem dois destaques: o bar em art déco — que ganhou imponentes prateleiras iluminadas, contrastando com a rusticidade dos materiais, estrutura em vermelho vivo e luminárias desenvolvidas especialmente para o projeto — e as oliveiras centenárias, na periferia do espaço, que reforçam a sensação de estar em um jardim.
A iluminação, desenvolvida pela Light Works, aposta em soluções indiretas para criar uma atmosfera intimista. Canaletas luminosas foram instaladas discretamente sobre o mobiliário e canteiros, enquanto luminárias de mesa em LED garantem conforto visual sem ofuscar os clientes.
Já no segundo salão, encontram-se a adega e a cozinha, integradas ao espaço por paredes de vidro e inox, permitindo que os clientes acompanhem o preparo dos pratos. O terceiro salão, por sua vez, é mais reservado e mantém a linguagem arquitetônica de arcos e vegetação, mas com um pé-direito mais baixo, oferecendo um ambiente mais íntimo.
Nos banheiros, a inspiração em afrescos italianos e na flora e fauna brasileiras cria uma atmosfera vibrante, com motivos pintados que envolvem paredes e tetos, acrescentando um toque lúdico e surpreendente ao ambiente.
Com capacidade para até 140 pessoas, o IL Carpaccio equilibra referências clássicas com a funcionalidade contemporânea, proporcionando uma experiência gastronômica que celebra a tradição italiana em harmonia com a exuberância da vegetação tropical e a sofisticação dos materiais nacionais.
Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura :
Escritório
Termos mais buscados