Texto: Naíza Ximenes
No interior de São Paulo, o escritório Fitore Arquitetura projetou a Casa Vista, com 556 metros quadrados. Concebida para oferecer um refúgio tranquilo para o proprietário, a morada ganhou estrutura em formato de “T”, com volumes longilíneos que se integram à natureza no entorno – uma das premissas do projeto.
A paisagem é a protagonista da obra. Com espaços pensados para maximizar as vistas e a interação com o exterior, tanto as estruturas (prolongadas e mais fluidas) quanto o design sofisticado foram programados para garantir o máximo de transparência.
A Casa Vista foi dividida em dois pavimentos, com um conceito definido por muita linearidade, a exemplo do forro de madeira ripada no teto da sala de estar.
No térreo, onde ficam as áreas sociais e de lazer, a morada ganhou uma estrutura perpendicular à vista, garantindo que todos os ambientes usufruam da conexão visual direta com a natureza.
Os revestimentos desse pavimento são definidos pela combinação de pedra moledo nas paredes, madeira ripada em divisórias e no forro do teto, e concreto armado tanto nos pilares circulares, quanto na parede, em blocos. O uso abundante de vidro foi uma estratégia adotada em todo o projeto da morada, já que permite a entrada generosa de luz natural no ambiente.
Já no pavimento superior, fica todo o bloco privativo, com uma suíte master que se destaca pela orientação integral para a vista. O ambiente é caracterizado por um design que prioriza conforto, privacidade, integração e uso de materiais naturais, que reforçam a sensação de tranquilidade e proximidade com a natureza.
Além dos dormitórios, o andar também ganhou um segundo living, com sala de TV e espaço de convivência, separados por um sofá de dois ambientes. À direita, está a adega, construída em vidro e madeira.
O paisagismo é outro ponto alto da Casa Vista, já que tanto a vegetação externa quanto os jardins internos foram estrategicamente posicionados para conectar os ambientes adjacentes, criando um fluxo contínuo entre interior e exterior.
Os arquitetos apostaram em alternativas para garantir a conexão visual entre os espaços, como brises verticais, painéis de madeira ripada, pilares de concreto que dispensam estruturas maiores, escadas sem guarda-corpos e muita amplitude.
Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados