> > > Casa Fazenda Ghouma

Casa Fazenda Ghouma

Casa Fazenda Ghouma
Residência construída no alto de uma montanha no Líbano utiliza materiais rústicos e métodos construtivos regionais Foto/Imagem:Cristiano Mascaro

A beleza dos vales vista de cima

As duas fachadas com complementos rústicos e muros de pedras empilhadas fazem desta residência, localizada ao norte do Líbano, uma imponente obra. Fixada no alto de uma montanha, possui três andares que formam dois pátios sobre lajes. “Cada piso projeta sobre o inferior um pátio externo – herança fenícia no projeto. Esses pátios revelam as áreas externas e flertam com os vales mostrando os conventos, os terraços agrícolas, os pastos de cabras e as belezas da região”, explica a arquiteta responsável pelo projeto, Candida Tabet.

A paisagem – que cria uma vista deslumbrante – norteou a implantação da casa, combinada à vegetação local, muito marcante. “A coletânea de influências e o traço multicultural da região foram aplicados nas definições arquitetônicas, tanto da planta quanto dos acabamentos. Os materiais utilizados também fazem referência histórica ou geográfica à região e aos métodos construtivos utilizados nas aldeias”, comenta.

Madeira em abundância

Os pergolados feitos com vigas de madeira foram utilizados para sombrear os pátios e mostram as características primitivas das construções da planície da Beckaa, região da floresta. Os paus roliços também aparecem com frequência na área externa da casa, nas extremidades dos pátios como guarda-corpo e nas escadas como corrimão.

Coberturas

As telhas francesas foram escolhidas para a construção da última cobertura. Produzidas com barro vermelho, representam a passagem dos franceses e a influência deixada por eles na arquitetura libanesa.

Acabamento interno

As paredes internas revestidas com pedras foram rejuntadas com argamassa de pó de calcário retirado do chão e misturado com capim molhado para dar liga. O mesmo pó foi utilizado para revestir as alvenarias. Já nas áreas externas foram usados ladrilhos de pedra antigos.

Escritório

Candida Tabet Arquitetura12 projeto(s)

Local: GH, Líbano
Início do projeto: 1999
Conclusão da obra: 2002
Área construída: 1.640

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo