> > > Projeto Residencial

Projeto Residencial

Projeto Residencial
Ambientes recebem pisos de placas em limestone Foto/Imagem:Sérgio Israel

Transparência eficiente

Gregori Warchavchik, Carlo Scarpa e o modernismo paulista são a inspiração para a volumetria e a concepção arquitetônica da residência localizada em Sorocaba, interior de São Paulo. Os cômodos grandes, rasgados pelas aberturas das caixilharias recebem iluminação natural – característica marcante da obra.

De acordo com Denise Barretto, arquiteta responsável pelo projeto, a especificação de caixilharia piso-teto para o living ofereceu economia de energia e ampliou a área social. “Os espaços cresceram com a transparência do fechamento de caixilharia, pois não há barreira visual na conexão entre área interna e externa”, explica.

Soluções

A redução dos custos energéticos e a sustentabilidade do projeto não são garantidas apenas pela entrada de luz natural. Nos ambientes internos, a iluminação com sancas fluorescentes também contribui com a economia e as janelas e portas com grandes vãos proporcionam ventilação, dispensando uso de ar-condicionado. “Outra solução econômica é o reuso das águas de chuva que, quando acumuladas, irrigam o jardim”, completa a arquiteta.

Revestimentos

Piso de placas em limestone conferem leve rusticidade e sofisticação aos cômodos. As paredes externas são revestidas com granilha e as internas recebem pintura acrílica em estuque venezziano bege areia – escolha que alia rápida secagem à durabilidade.


Fornecedores desta obra

Vidros

Vidrotil

Vidros

Vidrotil

Escritório

Denise Barretto Arquitetura17 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2005
Conclusão da obra: 2009
Área do terreno: 620
Área construída: 400

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo