> > > Casa Vila Matilde

Casa Vila Matilde

Casa Vila Matilde
A Casa Vila Matilde está implantada em um lote com 4,8m de largura por 25m de profundidade. O projeto de autoria do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados é econômico e encantador Foto/Imagem:Pedro Kok

Residência econômica

Quando a Casa Vila Matilde, na zona leste de São Paulo, começou a apresentar problemas de estrutura e salubridade, em 2014, ameaçando inclusive ruir, a necessidade de reforma se mostrou urgente. Como o orçamento destinado a isso era restrito, o escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados precisou encontrar soluções para um projeto arquitetônico eficiente, porém econômico.

“Utilizamos nossas recentes experiências com estrutura e blocos aparentes, para viabilizar uma obra de baixo custo, com maior controle e agilidade”, explicou o arquiteto Danilo Terra.

Tempo curto

Como a reforma da Casa Vila Matilde incluiu uma cuidadosa demolição da estrutura anterior, a proprietária e única moradora precisou deixar a residência, sendo obrigada a entrar para o aluguel. Com reservas financeiras limitadas, a obra precisava ganhar agilidade. Assim, durante os quatro meses em que a equipe se concentrava no processo de demolição da antiga casa, também eram executadas as fundações e os arrimos que escoravam as casas vizinhas, apoiadas em seus muros de divisa. Seis meses após se iniciar a execução das alvenarias, a obra foi concluída.

Casa Vila Matilde - Residência econômica
Cada canto da casa foi cuidadosamente demolido para que pudesse tomar a forma que tem, com um processo delicado e atencioso Foto: Pedro Kok

Estrutura econômica

Com blocos de concreto, lajes pré-fabricadas e caixilhos de alumínio, a Casa Vila Matilde está localizada em um terreno de 4,8 m de largura por 25 m de profundidade e conta com um amplo e econômico programa.

Buscando atender às necessidades da moradora, uma senhora de mais de 70 anos, a residência é térrea e seu programa dispõe de uma sala, lavabo, cozinha, área de serviço e suíte. Apenas uma suíte de visitas ficou no andar superior, com uma área de 95 m2. “Uma articulação entre lavabo, cozinha, área de serviço e um jardim interno conectam a sala, localizada na parte frontal, e o quarto localizado na parte posterior”, completa o arquiteto.

O pátio é a área central da Casa Vila Matilde, e sua função consiste em iluminar e ventilar os ambientes internos, além e servir como extensão da cozinha e da área de serviço.

“A área sobre a laje da sala foi apropriada como horta e pode ser coberta, ampliando o programa da casa a fim de atender a futuras demandas”, conta Terra.


Escritório

Terra e Tuma9 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 95

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo