> > > Lote

Lote

Lote
O escritório de arquitetura Superlimão projetou uma montanha urbana no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, em alusão à topografia local. O projeto, de revitalização urbana, ganhou o nome Lote Foto/Imagem:Maíra Acayaba

Montanha urbana

Marcada pelo dinamismo e intensa atividade cultural, a cidade de São Paulo é palco de mais uma importante obra de revitalização do espaço público: o Lote, assinado pelo escritório de arquitetura Superlimão.

O projeto é um espaço multicultural temporário que emerge das ruínas de um antigo estacionamento. O local conecta o Beco do Nego (uma continuação do Beco do Batman, conhecido pelos inúmeros grafites pintados nos muros) a uma quadra de basquete e à rua Padre João Gonçalves, na Vila Madalena. E, se o local é conhecido pela cultura e pelos grafites, por que não os incluir no projeto?

Cinco contêineres, uma montanha

Os arquitetos transformaram os 650 metros quadrados de terreno em uma estrutura que, logo de cara, remete à topografia do entorno — e que foi posteriormente apelidada de ‘montanha urbana’, já que o bairro da Vila Madalena é marcado por grandes ladeiras.

Cinco contêineres formam a ‘montanha’, cujas paredes são, também, uma tela ao ar livre para a expressão do grafite.

A escolha pelos contêineres é justificada por vários aspectos. Primeiro, pela expertise do Superlimão na adaptação desse material, que foi utilizado como um elemento estrutural. Segundo porque, além da sustentabilidade e agilidade na montagem, também é de fácil manuseio — um critério importante para uma obra temporária, já que o escritório não comprou o terreno.

“Nós sabíamos que deveria ser algo com começo, meio e fim. Tinha que ser rápido, não podia custar muito e nos incomodava demais construir algo para, depois, destruir e gerar lixo — então também deveria ser reutilizável. Por isso a escolha pela estrutura modular em contêiner”, explica Lula Gouvêa, sócio e arquiteto do escritório.

Com a estrutura definida, o próximo passo definir era os usos. Pensando nisso, o lado de dentro da montanha foi separado em três andares: lanchonete, bar e banheiros no térreo; loja da Surreal e estúdio da rádio online Na Manteiga no primeiro andar; e mirante no segundo andar. De fora da montanha, por sua vez, escadas e rampas levam diretamente ao mirante e resgatam um ponto de vista das alturas.

O pavimento intermediário, onde fica a rádio, é totalmente conectado aos ambientes externos — em especial, por conta das janelas que, de um lado se abrem para a pista, e do outro, para o Beco. Na pista, duas manifestações arquitetônicas refletem a identidade do local, ambas criadas pelo Superlimão: o mobiliário e a geodésica, que foi instalada bem no pátio central.

LOTE

No pátio central, há uma criação inédita do escritório: a geodésica. Com desempenho térmico otimizado e circulação de ar aperfeiçoada, a estrutura abriga um palco para DJs.

Uma geodésica é, por definição, uma estrutura circular. Através desse formato, ela proporciona melhor climatização e circulação de ar. No Lote, ela foi adaptada e idealizada para atuar como um palco, em que os DJs possam se apresentar projetando o som para a pista e isolando a projeção para a rua.

Há algumas geodésicas prontas no mercado, mas, por não atenderem a acústica, térmica e estética desejadas pelo escritório, os arquitetos optaram por criar a sua própria. Foi nesse momento que eles decidiram aplicar um jogo de formas, o triângulo e o círculo, em um único conceito.

Com o espaço montado, a inauguração foi marcada por grandes nomes do grafite preenchendo as telas do Lote. Entre eles, o espanhol Demsky, em sua primeira obra no Brasil; o brasileiro Flip; e a espanhola Mujer Gitana.

Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Casa Cipó, por Daniel Fromer & Arquitetos e kikacamasmie+arq
Tishman Speyer, por  Moema Wertheimer Arquitetura
Casa Proa, por Atelier Marko Brajovic

Escritório

Superlimão39 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2020
Conclusão da obra: 2021
Área do terreno: 650
Área construída: 197

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo