> > > Casa Mirante

Casa Mirante

Casa Mirante
Assinada pelo Studio 218, a Casa Mirante tem volumetrias interligadas e estendidas à paisagem local Foto/Imagem:Ezequiele Panizzi

Natureza por todo lado

Com projeto arquitetônico que buscou privilegiar a vista para a natureza circundante, a Casa Mirante – assinada pelo Studio 218 – é morada de um casal de apreciadores de obras de arte, da natureza e de bons momentos em família.

Construída dentro de uma ampla área, a obra teve como principal premissa de implantação o cuidado com a vegetação já existente, buscando remover o menor número possível de árvores do terreno.

Ambientação fluida

Para atender os desejos dos moradores, os arquitetos desenvolveram uma casa aconchegante e fluida, com os espaços sociais totalmente integrados à natureza do entorno.

Dois volumes – na vertical e na horizontal – organizam o layout da residência. As áreas sociais estão orientadas ao sul e as áreas intimas ao norte. Ambos os volumes são bem providos de incidência solar devido à angulação da planta.

De todos os espaços é possível contemplar a natureza calma e exuberante. As salas de estar e jantar e a suíte principal se conectam diretamente com o entorno, graças aos caixilhos de vidro.

Da área social é possível ter uma vista panorâmica do exterior Foto: Ezequiele Panizzi 

Já o subsolo – que funciona também como contenção do terreno – foi projetado para abrigar a adega da casa, que, por estar semienterrada, não necessita de climatização artificial e é acessada através de um elevador que liga a área social ao pavimento superior.

Os arquitetos exploraram grandes aberturas para permitir maior integração entre os espaços, trazendo a natureza para dentro dos ambientes. Além disso, a implantação elevada da casa garantiu privacidade aos moradores e seus convidados.

Os brises de madeira ampliaram a privacidade, encobrindo as janelas verticais e camuflando o pátio externo da lavanderia.

Interiores

A Casa Mirante foi projetada pelo Studio 218 do início ao fim, por isso o projeto de interiores está em perfeita harmonia com a arquitetura. Os profissionais conseguiram criar um equilíbrio entre a estrutura parcialmente aparente, na qual os robustos pilares e vigas metálicos tornam-se parte da estética, e as transparências das esquadrias e dos móveis carregados de cores e personalidade que trazem leveza e modernidade.

Veja outras casas com vistas incríveis na Galeria da Arquitetura:

Casa Pedra Madeira, por MAAI Arquitetos Associados

Casa da Mata, por studio mk27

Residência OS, por Jacobsen Arquitetura


Escritório

Studio 218 - Estúdio de Arquitetura1 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Conclusão da obra: 2021
Área construída: 365

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo