> > > House XL

House XL

House XL
Com dois volumes paralelos e um volume de ligação alongados com telhados de duas águas simétricas, residência tem a madeira em predominância e design marcante Foto/Imagem:Žiga Lovšin

Originalidade evidente

‘Nós não queríamos projetar uma mansão, e sim uma casa confortável’, assim destacam os arquitetos Edvard Blažko, Marko Volk e Nina Tešanović, do escritório SoNo arhitekti, responsáveis pelo projeto. Localizada em um terreno amplo de uma região rural da Eslovênia, a morada interpreta os materiais típicos do entorno – como a madeira –, e foi projetada para atender a uma família grande, com espaços para todos.

Com o uso de cores naturais em diferentes superfícies, a equipe buscou diferenciar a residência do estilo comum. Conectada ao jardim, tem a natureza vista em todas as suas áreas internas e mantém a privacidade dos moradores. “Com a fachada dinâmica, a House XL tem aparência elegante, sem ser muito chamativa”, ressaltam os profissionais.

Programa e organização espacial

A casa é formada a partir de dois volumes paralelos e um volume de ligação, disposto perpendicularmente aos outros dois. Os blocos são alongados e cobertos com telhados de duas águas simétricas. Além disso, um volume menor se projeta para a formação de uma garagem coberta. Segundo os arquitetos, os elementos arquitetônicos básicos harmonizam-se com o entorno. “Tanto o estilo da cobertura quando o uso de paleta de cores simples, que consiste em cinza escuro e luz e tons naturais de madeira”, explicam.

House XL - Originalidade evidente
Elementos de madeira verticais e estreitos funcionam como proteção contra os raios de solFoto: Žiga Lovšin

Enquanto o nível do porão é construído com concreto armado, os andares superiores foram construídos com elementos de madeira laminada. Os pavimentos organizam-se em três níveis: em um deles, a sala de estar é fechada com grandes panos de vidro, que se abrem para o átrio. Essa organização garante uma comunicação fluida entre o interior da casa e a natureza circundante.

Madeira em evidência

A fachada ventilada é composta por painéis de grandes dimensões – com cores mais claras no volume de conexão e tons mais escuros nos outros dois –, com janelas em vidro recuadas em relação à face externa. “À frente deles, elementos de madeira verticais e estreitos funcionam também como proteção contra os raios de sol”, destacam.

“O material predominante é definitivamente a madeira. Toda a estrutura é um sistema de madeira maciça. Com exceção do porão de concreto, todas as paredes – internas e externas –, as escadas e os telhados de duas águas são construídos com painéis de madeira laminada”, conclui a equipe.


Escritório

SoNo arhitekti1 projeto(s)

Local: LE, Eslovênia
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 1780
Área construída: 410

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo