> > > Ornare

Ornare

Ornare
Linhas puras e design contemporâneo e minimalista marcam a Loja Ornare de Campinas, reformada pelo escritório S-HM Arquitetura Foto/Imagem:Miro Martins

Arquitetura cúbica

O projeto de reforma da loja Ornare, localizada em Campinas (SP), trouxe para o estabelecimento um conceito moderno, a partir de linhas puras e minimalistas que resultaram em uma arquitetura cúbica. Assinado pelo escritório S-HM Arquitetura, o novo showroom da rede dispõe de 455 m2 de área construída.

Segundo a arquiteta Paula Sauer, a edificação ocupada pela Ornare era, antes, utilizada com fins residenciais. "Estruturalmente, mantivemos todas as paredes externas da casa, mas o telhado com beiral foi substituído por um metálico e embutido. Nas fachadas, aplicamos pintura de concreto aparente nas quatro laterais e no pórtico de entrada. Além disso, colocamos uma moldura na janela frontal com pintura em aço cortén”, explica a arquiteta Paula Sauer.

Acessibilidade em primeiro lugar

Uma das principais preocupações do projeto foi com a acessibilidade do estabelecimento. A rampa que liga a calçada à loja seguiu rigorosamente as normas e foi projetada com inclinação adequada para o cadeirante. “Além disso, internamente, não há desníveis de piso, o que facilita ainda mais a circulação de todos, sem exceção”, relata a arquiteta.

Design contemporâneo

O conceito minimalista expresso na fachada da loja Ornare se reproduz no seu interior, associado à integração dos espaços. Segundo Sauer, a ideia era criar um único ambiente, fluido e dinâmico. O mobiliário interno completa a proposta da arquitetura.

Por se tratar de uma rede de lojas de cozinha, os arquitetos buscaram manter os mesmos conceitos utilizados em outros estabelecimentos. "Piso de cimento queimado e neutro dá destaque para a proposta de interiores”, conta Sauer.

Paisagismo que se destaca

Ornare - Arquitetura cúbica
O fechamento de vidro do jardim interno favorece a transparência e mantém o ambiente sempre ventilado Foto: Miro Martins

O jardim interno possui extrema importância no projeto da Ornare. Além de ser esteticamente bonito e estar no centro da loja, todo o seu fechamento é feito em vidro, o que favorece a entrada de luz natural e a ventilação cruzada.

“O paisagismo compõe harmoniosamente com o projeto, preservando e demarcando a arquitetura em destaque”, conclui.


Escritório

SHM ARQUITETURA2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 1.200
Área construída: 455

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo