> > > Movile

Movile

Movile
Os valores da Movile estão simbolizados no projeto desenvolvido pelo escritório SCAA, que criou um ambiente corporativo e descontraído ao mesmo tempo Foto/Imagem:Nelson Kon

Tecnologia traduzida em arquitetura

O projeto arquitetônico da sede da Movile, desenvolvido em 2015 pelo escritório SCAA (Sergio Camargo Arquitetos Associados), ocupa um andar de 1.400 m² de área construída em um edifício corporativo, localizado no bairro do Brooklin, em São Paulo. Os elementos na cor magenta dominam todo o escritório, pois essa é a cor que representa a empresa, que atua na área de tecnologia, desenvolvendo aplicativos.

“Foram os próprios valores da empresa que nos nortearam na concepção da obra, pois são partes integrantes do seu dia a dia. Então, apresentar esses valores aos seus clientes e novos colaboradores era essencial”, comenta o arquiteto Sergio Camargo.

Aberto e transparente

O escritório desenvolveu um painel composto de gesso acartonado e itens de marcenaria, no qual cada um dos valores e das particularidades da companhia se materializam. Sua geometria, assim como a de outras peças escolhidas para o ambiente, tem como referência o ícone de aplicativos para celulares, remetendo à principal atividade da Movile.

O projeto é aberto e transparente, de modo a refletir o espírito da empresa. Não há salas individuais, mas muitas áreas colaborativas, nas quais é possível desenvolver rápidas reuniões informais de trabalho, ou até mesmo trabalhar de forma mais descontraída e espontânea.

Movile - Tecnologia traduzida em arquitetura
Cores trazem vida e dinamismo aos ambientes corporativos Foto: Nelson Kon

A partir da recepção, local onde também estão as salas de reunião principais, o escritório se estende de forma contínua. Trata-se de uma continuidade de grandes espaços. Há alguns poucos ambientes mais isolados, ideais para as atividades que requisitam mais privacidade e concentração.

Área de convivência, cozinha, copa, sala de leitura e sala de jogos se integram por meio de uma grande cortina, em uma sala nomeada como “Teatro Movile”. Com isso, foi possível criar um espaço no qual todos os funcionários podem se reunir e fazer outras atividades, como cultural com filmes, músicas e até mesmo treinamentos.

A iluminação adotada é de LED RGB – engloba três tipos de LED diferentes, em cores distintas e controláveis, situados na parte superior do percurso. Esse elemento ajuda a mudar o clima do escritório, como, por exemplo, anunciando momentos especiais ou o happy hour tradicional das sextas à tarde que a companhia promove.

“Os ambientes e salas foram pensados de forma temática, cada um fazendo referência a produtos ou valores da Movile”, finaliza o arquiteto.


Escritório

SCAA15 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 1.465

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo