> > > Casa Ilusión

Casa Ilusión

Casa Ilusión
Na praia de Nayarit, no México, um volume revestido por pedras se abre em direção ao mar, recebendo brisa fresca e captando as vistas mais belas do Oceano Pacífico Foto/Imagem:Marcos Garcia

Paraíso particular

A praia de Nayarit, no México, serviu de inspiração para os arquitetos do RVO Studio projetarem a Casa Ilusión. A construção consiste num volume aberto orientado para o mar e cercado por 100 palmeiras preservadas. “Nosso objetivo foi captar a brisa para dentro da residência e alcançar belíssimas vistas a partir das áreas social e íntima”, explica o arquiteto Raúl Velazquez.

Uma vista memorável

Ao atravessar os espaços sociais da casa, os moradores podem contemplar a encantadora área de lazer com uma piscina, uma extensa área com palmeiras e o Oceano Pacífico à frente. Os arquitetos tiveram a ideia de manter as plantas e palmeiras locais para que o paisagismo se integrasse com cenário da selva local. “Buscamos projetar uma residência na qual o espírito de tranquilidade do mar refletisse dentro dos ambientes”, conta Velazquez.

Layout

Os elementos rústicos, como a madeira, decoram os ambientes internos Foto: Marcos Garcia

O layout está organizado em dois pavimentos: térreo e o primeiro andar. O primeiro abriga as salas de estar e jantar, a área de serviços, uma suíte com vista para a piscina e para o jardim, a varanda, piscina aquecida e um espaço com palapa. No segundo, ficam três suítes com varanda e vista para o mar.

As salas de estar e jantar ficam dois degraus abaixo da cozinha e da entrada principal. Ainda no pavimento, duas grandes portas deslizantes – do chão ao teto – podem ser abertas para uma conexão do interior com o exterior.

Um exterior diferente

Na área externa, destaca-se um anexo bem diferente do que se costuma ver em residências: a La Casita, uma suíte de lua de mel. O espaço possui um telhado estilo palapa – uma construção ao ar livre com o teto formado com palha seca e suportes de madeira –, criando um ambiente aconchegante e intimista que fica a poucos passos da praia.

O cantilever é um terraço que está orientado à piscina e pode ser visto a partir da praia. Os arquitetos exploraram a naturalidade das cores e texturas, então não há elementos pintados ou artificiais. O acabamento final foi dado por pedras e madeiras polidas a mão.

Uma rede fixada em uma das palmeiras permite que os moradores possam contemplar a brisa fresca do oceano e os sons das ondas a poucos passos de distância.

De longe, o deck coberto é completamente isolado. Ele é cercado por flores exuberantes que envolvem as espreguiçadeiras.

Veja outras residências com belíssimas vistas na Galeria da Arquitetura:

Refúgio Bocaina, por Bruschini Arquitetura

Casa da Laje Inclinada, por TETRO

Casa do Lago, por Cadi Arquitetura


Escritório

RVO Studio5 projeto(s)

Local: NA, México
Área construída: 450

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo