> > > The Place

The Place

The Place
O arquiteto Pablo Slemenson articulou minuciosamente para que todos os apartamentos do The Place tivessem vista para o Parque do Ibirapuera, em São Paulo Foto/Imagem:Monalisa Lins

Mirante vertical

Com formas imponentes e detalhadas, o The Place está localizado no bairro de Moema, uma das áreas mais arborizadas da capital paulista. A proximidade com o Parque do Ibirapuera, importante cartão-postal da cidade, norteou o trabalho do escritório PSA Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico da edificação.

A verticalização foi um dos pontos mais importantes para dar forma ao projeto, associada à criação de grandes terraços, de onde os moradores podem desfrutar a paisagem do entorno.

Realce arquitetônico

O The Place foi considerado, na época de sua concepção, o edifício residencial mais alto da cidade de São Paulo. “As principais dificuldades decorreram dessa característica. A planta da torre canário, acima do 28° pavimento, gira em relação ao core, reorientando as áreas sociais em direção ao Parque”, conta o arquiteto Pablo Slemenson.

O edifício precisou ser atirantado nos pavimentos superiores – com terraços em balanço – para amenizar a oscilação comum nos prédios mais altos. Para garantir a correta execução das duas torres de 38 andares cada, um extremo cuidado em obra foi tomado.

Materiais e revestimentos

As fachadas do The Place receberam acabamento em tijolo e massa. Os guarda-corpos, feitos em ferro, representam a formalidade arquitetônica do edifício. A combinação de concreto, ferro e tijolo trouxe completa sintonia para a estrutura, que ostenta uma estética com forte referência clássica.

“Os ambientes internos têm a mesma linguagem do projeto de arquitetura. Para isso, foram usadas tonalidades do bege ao marrom e madeira nas peças escolhidas”, menciona Slemenson.

The Place - Mirante vertical
As grandes aberturas ajudam na entrada de luz natural em boa parte do dia Foto: Monalisa Lins

O The Place possui espaços integrados e adaptáveis a vários tipos de convivência familiar. O layout dos apartamentos é flexível, permitindo mudanças conforme as necessidades dos moradores, tanto nas áreas intimas quanto na integração entre terraço e sala. "As áreas de conivência no térreo são integradas entre si e funcionais”, explica o arquiteto.

Além disso, todos os apartamentos contam com infraestrutura completa, que inclui possibilidade de automação, isolamento termoacústico e sistemas de refrigeração.

As grandes aberturas garantem iluminação natural durante boa parte do dia, deixando de lado a luz artificial no interior do edifício e dos apartamentos.

Paisagismo

O projeto paisagístico do The Place mistura espécies nativas e exóticas. É composto por distintas volumetrias, texturas e tons de verde adequados a cada espaço. “A topografia com que foi criado cada volume articula as cotas de implantação dos edifícios com o desnível entre as ruas Canário e Inhambu”, conclui o arquiteto.


Escritório

PSA Arquitetos Associados13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2006
Conclusão da obra: 2010
Área do terreno: 6200
Área construída: 49700

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo