> > > Casa Brasileira Itaim

Casa Brasileira Itaim

Casa Brasileira Itaim
Com referências à arquitetura moderna brasileira, este edifício situado na capital paulista foi construído sobre quatro pilares em Y e parece flutuar a 19 metros do solo Foto/Imagem:Nelson Kon

Homenagem aos mestres

Um novo marco arquitetônico foi inaugurado na cidade de São Paulo. Projetado pelo time de arquitetos do escritório PSA Arquitetura, o edifício residencial Casa Brasileira Itaim tem fachada atemporal, na qual se destacam os quatro pilares em Y que sustentam a construção e fazem-na “flutuar” a 19 metros do solo.

De acordo com a equipe envolvida, o projeto faz uma homenagem aos mestres da arquitetura moderna brasileira. Em vários detalhes construtivos, vê-se uma influência arquitetônica dos anos 1960 e 1970 muito marcante.

Além dos pilares, outros diferenciais técnicos do projeto são a construção a partir de uma lâmina de concreto esbelta e o mezanino levemente rotacionado em relação ao edifício.

Ampliando horizontes

Localizado no bairro do Itaim Bibi, o Casa Brasileira foi idealizado para ocupar um terreno com 70 metros de frente que se volta para a valorizada e charmosa rua Adolfo Tabacow. Como a utilização dos pilares elevou o primeiro andar do edifício aos 19 metros de altura, todos os pavimentos mais baixos puderam desfrutar da vista para essa rua. Ou seja, os arrojados pilares contribuíram para ampliar os horizontes desde o primeiro andar do edifício.

O empreendimento apresenta dois volumes principais: o edifício de 17 pavimentos com 34 apartamentos e o bloco de lazer e bem-estar, que inclui, entre outras coisas, piscina aquecida, spa, saunas, academia, playground, pet place e salão de festas.

Esses volumes são separados por um jardim central tropical, que é visto por todo o lobby de acesso e áreas de lazer. O projeto paisagístico é assinado por Cenário Arquitetura da Paisagem, escritório comandado por Karla Lopez e Daniela Bastos.

Como o edifício foi concebido para o segmento de alto padrão, seus apartamentos possuem entre 229 e 315 metros quadrados, além de duas coberturas que podem chegar a 542 metros quadrados.

As fachadas norte e sul receberam revestimentos distintos. Enquanto na sul se sobressaem o vidro e o concreto, na fachada norte destacam-se os tijolinhos escuros com estilo londrino. A pedra moledo aparece revestindo paredes na entrada, lobby e áreas de lazer.

Com a preocupação de tornar as cidades melhores para as pessoas e as futuras gerações, o escritório PSA trouxe soluções sustentáveis ao projeto, como os sistemas de água de reuso e as placas solares para aquecimento da piscina e da água utilizada no interior das unidades.

 

 

 

Escritório

PSA Arquitetos Associados15 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2021
Área do terreno: 3900
Área construída: 18000

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo