> > > Alpha Square

Alpha Square

Alpha Square
O Alpha Square é um complexo multiuso que reúne torres residenciais, uma torre comercial e um mall boutique com serviços de conveniência, bem-estar e alimentação Foto/Imagem:Pablo Slemenson Arquitetura

Pioneirismo na região

Influenciado pela arquitetura internacional, com referência nos padrões europeus, o Alpha Square é funcional e abriga distintos usos, mesmo levando em conta o terreno acidentado e o programa extenso. Foi a partir dessa limitação que o arquiteto Pablo Slemenson, do escritório Pablo Slemenson Arquitetura, tirou partido do projeto.

Em uma área construída de 180 mil metros quadrados, esse empreendimento multiuso reúne torres residenciais, uma torre comercial e um mall boutique com serviços de conveniência, bem-estar e alimentação. Ele se destaca no bairro de Alphaville, em Barueri, no estado de São Paulo, pela harmonização desses diferentes setores presentes em sua composição. “O projeto traz facilidade de usos uma vez que quem trabalha no complexo, seja na área comercial ou corporativa, pode morar no setor habitacional”, completa o arquiteto.

Uma vez que o Alpha Square atende a todos os usos, a linha e o conceito escolhidos para nortear o design foi de verticalizar os usos corporativo e o residencial sobre o piso comercial. Pioneiro na região, o complexo multiuso acabou oferecendo conforto e segurança aos usuários diretos e indiretos.

Estrutura predominante e econômica

As fachadas são de concreto, vidro e alvenaria pintada, e foram projetadas para se adaptarem aos demais prédios existentes na região. O escritório se baseou em materiais básicos para a construção, o que a tornou mais econômica. Por exemplo, a estrutura predominante, os acabamentos de concreto e a parte de luminotécnica foram os materiais escolhidos por serem mais acessíveis. “O projeto de iluminação minimiza o uso da luz artificial e, nas áreas comuns, não há uso de fontes incandescentes”, explica Pablo.

Paisagismo leve e característico

Como o mall é aberto, como se fosse um boulevard para a cidade, o escritório escolheu posicioná-lo na base das torres corporativas para atender ao mercado consumidor da região e servir a todas as torres do complexo. O seu projeto de paisagismo, desenvolvido pelo escritório Marcelo Novaes Paisagismo, possui um jardim central com intervalos a céu aberto, áreas de descanso, espelhos d’água e fontes, características que tiram o aspecto de centro comercial.

O projeto dispõe de recursos e soluções tecnológicas como automação da iluminação, persianas e tratamento acústico.

Projeto de interiores

O escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados foi responsável pelo projeto de interiores caracterizado por acabamentos, mobiliário e arquitetura harmonizados às cores leves e claras.


Escritório

PSA Arquitetos Associados13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2007
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 42.372
Área construída: 180.000

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo